917, o carro que conquistou as duas primeiras vitórias da marca em Le mans

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
06/08/2016 às 10:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:12
 (Divulgação)

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Já foi abordada mais de uma vez neste espaço a importância da década de 1960 para a indústria do automóvel e também para o automobilismo. Foi nesta época que surgiram Ford Mustang, Lamborghini Miura, Ferrari 250 GTO e outros mitos. Da mesma forma que nas pistas se assistia a uma evolução de técnica e velocidade. E foi naqueles anos que nasceu o lendário Porsche 917, que deu à marca as duas primeiras (de 18) vitórias nas 24 Horas de Le Mans.

Desenhado em 1968 por Hans Mezger com a missão de fazer história na prova francesa e demais corridas de longa duração, o carro foi projetado de acordo com uma série de especificações impostas pela FIA para reduzir a velocidade final dos protótipos que corriam no chamado Grupo 6.

Para atenuar as limitações dos motores – que poderiam ter no máximo 5 litros –, os engenheiros da marca alemã uniram duas unidades boxer (cilindros opostos) 2.25 litros de seis cilindros e chegaram ao Type 912 4.5 de 520 cv, combinado com uma caixa de cinco marchas. 

Para garantir grande poder de aceleração o carro deveria ser leve. Assim, desenvolveram um chassi de apenas 42 quilos e o recobriram com uma carroceria aerodinâmica e com o um enorme aerofólio, que fazia com que o carro se espremesse no asfalto.

Sem burlar as determinações da FIA, nos testes de pista o carro chegou a atingir nada menos que 390 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e de 0 a 200 km/h em 5,3 segundos. 

Todos esses dados de desempenho deram ao 917 imensa vantagem competitiva que lhe garantiu duas vitórias seguidas nas 24 Horas de Le Mans, a primeira em 1970, com os pilotos Hans Herrmann (Alemanha) e Richard Attwood (Inglaterra), e com a dupla Helmut Marko (Áustria) e Gijs van Lennep (Holanda) em 1971.

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