Alfa Romeo: ‘Coure Sportivo’ em peito de jipe

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
18/11/2016 às 19:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:43

Alguns fabricantes de automóveis desenvolvem uma relação de afetividade que vai além do emblema e se torna quase que instituição. Com a Alfa Romeo é assim. Há um fascínio pela marca milanesa, principalmente na sua capacidade de salpicar esportividade em qualquer modelo, inclusive no novíssimo Stelvio, o primeiro utilitário-esportivo (SUV) da marca do “Coure Sportivo”, apresentado oficialmente no Salão de Los Angeles.

A entrada da Alfa Romeo no segmento de SUVs tem sido aguardada há muito tempo, mais precisamente 13 anos, desde que apresentou o conceito Kamal no Salão de Genebra de 2003. De lá para cá muita água passou debaixo da ponte, novos estudos e...nada. 

No entanto, o projeto ganhou corpo com o lançamento da Giulia, no ano passado. O sedã divide a plataforma Giorgio (projetada para uso de motores longitudinais) com o Stelvio. Ou seja, não compartilha base com os demais SUVs da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). E para marcar o lançamento, a Alfa Romeo seguiu o caminho inverso dos demais fabricantes e começou pela versão mais bruta, a Quadrifoglio.

Assim, o jipinho que irá concorrer com modelos como Porsche Macan, Jaguar F-Pace, BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé, debuta justamente com o motor V6 2.9 de 510 cv e 61,2 mkgf de torque. Força esta que é gerenciada por uma caixa automática de oito marchas, com borboletas que fazem as mudanças em 100 milissegundos, e sistema de tração com distribuição nas quatro rodas. 

Isso significa que o Stelvio Quadrifoglio é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 285 km/h. O modelo ainda conta com recursos como gerenciamento dinâmico eletrônico, para ajustes de carga do amortecedor, regime do motor, direção e demais parâmetros para otimização de performance, consumo e conforto. O modelo ainda conta com vetorização de torque para melhor distribuição de força em saídas de curva. 

Nurburgring
Com esse pacote de eletrônica e cavalaria, a Alfa Romeo tem como meta tornar o Stelvio Quadrifoglio o SUV mais rápido em Nurburgring, superando a marca “não oficial” do Porsche Macan Turbo, que seria de 8m15s. Mas não informou quando será feita a aferição.

A preocupação da Alfa Romeo em levar o carro para o Inferno Verde tem suas razões. A marca quer comprovar que o seu SUV não irá diluir a essência do “coração esportivo” da marca, num caminho muito parecido com o que a Porsche trilhou, quando colocou o Cayenne no mercado e saiu de seu abismo financeiro. Com o modelo, a FCA quer atingir a meta de 400 mil unidades anuais. Um número bem agressivo para uma marca que desde 2001 não ultrapassa as 200 mil unidades.

Por dentro
Se toda índole esportiva não deixa dúvidas, o Stelvio também tem que se mostrar como um modelo capaz de conquistar consumidores do segmento de luxo. Construído à mão, por “artesãos milanês”, o jipinho conta com acabamento refinado, com direito a uma grande tela de 8,8 polegadas fundida ao painel, sistema de alerta de colisão e uma série de mimos eletrônicos exigidos em modelos premium.

Além da versão Quadrifoglio, o Stelvio terá linha semelhante ao da Giulia, com versões mais mansas que utilizam unidade 2.0 turbo de 280 cv, além de opção turbodiesel. As vendas têm início no primeiro trimestre de 2017.

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