BMW Série 8 Concept anuncia retorno do GT

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
26/05/2017 às 16:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:44

Lá se vão 18 anos desde que a BMW encerrou a produção do cupê Série 8. O Gran Turismo de alto luxo que chegou ao mercado em 1989 para fazer frente aos GTs britânicos da Jaguar e Aston Martin foi um marco na marca de Munique, com faróis escamoteáveis e um vigoroso V12 debaixo do imenso capô. Agora a marca da hélice quer trazer de volta o modelo para disputar terreno num concorrido segmento que conta com Bentley Continental GT e Mercedes-Benz S Coupé.

E a prova de que os alemães não estão blefando é o Série 8 Concept, que será a atração do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na comuna italiana de Cernobio, perto da fronteira com a Suíça. O evento, que acontece neste final de semana, tem sido palco de estudos de design da marca alemã, uma das idealizadoras do concurso que reúne antigos raros e demais máquinas de âmbito platônico.

Como o leitor pode conferir, o Série 8 Concept é um cupê 2+2 (com quatro assentos individuais), com capô grande, traseira curta, para-lamas largos e carroceria do tipo fastback. Como todo GT que se preze, o que não faltará será tecnologia e materiais de alto padrão no acabamento, com uso de tipos diferentes de couro, alumínio e fibra de carbono.

Pelas fotos, é possível perceber que o carro está muito próximo do modelo final. Basta remover excessos de design como os retrovisores afilados, detalhes dos para-choques e incluir as maçanetas.

Mistérios
Sem revelar nenhum dado técnico do conjunto motor, plataforma ou dimensões, a marca alemã garante que os contornos do conceito serão a essência para o retorno do Série 8. O que se sabe até agora é que a fabricante registrou diversas combinações de algarismos que vão de 825 a 860, que indicam que o carro terá uma versão com motor V12 (860). Outro “nome” registrado foi M8, o que sugere algo ainda mais agressivo do que o M6 e também com grandes chances de ter um 12 cilindros atrás da tradicional grade dupla.

A versão em produção do V12 biturbo da BMW conta com 6,6 litros de deslocamento e potência de 610 cv e 80 mkgf de torque. Atualmente apenas o topo de linha M760Li xDrive e os modelos da Rolls-Royce são equipados como esta usina de força, capacitada para deslocar com agilidade carros com mais de duas toneladas. Em 2018 a gente descobre!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por