Brinquedo de adulto: aceleramos o Mini Cooper S Cabrio, que acaba de chegar por R$ 165 mil

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
26/08/2016 às 14:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:33
 (MINI)

(MINI)

O mercado de automóveis conversíveis no Brasil é uma verdadeira miscelânia. Une modelos de diferentes faixas de preços e segmentos num balaio só, o que torna difícil dizer quem concorre diretamente com quem. É o caso do Mini Cooper S Cabrio, que acaba de estrear no mercado, ao preço de R$ 164.950, e não tem ninguém para disputar mercado com ele, uma vez que compactos premium conversíveis Fiat 500C e Citroën DS3 Cabrio deixaram de ser oferecidos por aqui.

Assim, para encontrar um rival para o pequeno bretão é preciso olhar para andares superiores, uma vez que abaixo dele apenas o Smart ForTwo, que apesar do teto de tecido se enquadra no nicho de micro-carros. Mas quem se importa? A verdade é que o conversível é um dos automóveis mais divertidos que alguém pode ter em casa. 

Disponível em única versão, Cooper S, a nova geração do carrinho mantém os mesmos atributos de performance e desempenho da versão fechada. O motor turbo 2.0, da linha de blocos transversais da BMW, rende generosos 192 cv e 28 mkgf de torque, que fazem do Mini um verdadeiro foguete. 

Kart
Calçado com pneus aro 17 e rodas com desenho exclusivo, além de conjunto de suspensão com regulagem eletrônica, o conversível se comporta como um kart, ainda mais quando o motorista habilita o modo de condução Sport, em que a carga dos amortecedores fica mais rígida. 

O resultado é um comportamento nas curvas como se o carro estivesse andando sobre trilhos. Destaque para os reforços estruturais da carroceria que compensam a falta do teto rígido e não deixam o carro “torcer”. A contrapartida é a total ausência de conforto, pois qualquer irregularidade da pista invade a cabine e atinge a coluna lombar.

O modo esportivo também altera os parâmetros de injeção e tempo de troca e peso da direção. Ou seja, o Mini deixa de ser um carrinho simpático para se tornar um automóvel nervoso, com aceleração fortíssima, fazendo o ponteiro do velocímetro encostar na marca dos 200 km/h em poucos segundos. E o melhor: com um comportamento dinâmico tão firme que não se sente o quão rápido ele está.

Claro que em condições como esta é preciso ter um sistema de frenagem eficiente. E ele tem! Em situações de emergência, as grandes pinças de freio cravam nos discos e fazem com que o Mini desacelere em pouquíssimo espaço.

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Comportado
Mas não pense que o Mini Cooper S Cabrio é um carro pouco amigável. O seletor de condução também oferece outras opções como a “Mini”, que é a configuração padrão de fábrica, em que a direção é mais leve, da mesma maneira que os amortecedores se tornam mais dóceis com os ocupantes. Há o “Green”, que privilegia a eficiência energética regulando o comportamento do sistema de alimentação e transmissão automática de seis marchas Steptronic para o menor consumo.

Conteúdos
Um carro de R$ 165 mil não pode oferecer apenas um motor zangado, e o Cooper S conta com um pacote de conteúdos que inclui itens de segurança como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que identifica o veículo à frente e estabelece uma margem de segurança, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de entretenimento com tela 8,8 polegadas e disco rígido de 20 GB, além de firulas como conexão com smartphone – permite programar viagens, demarcar vaga e até mesmo alertar o motorista sobre eminência de chuva para o fechamento da capota.

E por falar em capota, a marca oferece, como um dos poucos opcionais do carrinho, uma versão com a bandeira da Grã-Bretanha gravada. 

O que ficou faltando foi a regulagem elétrica dos bancos, que pode até parecer frescura, mas para automóvel desse preço deveria ser item de série. 

Ficha técnica:
O que é? Conversível compacto, fabricado na Inglaterra
Preço: R$ 162,5 mil
Motorização: 2.0 TwinTurbo de 192 cv e 28 mkgf de torque
Transmissão: Automática de seis marchas Steptronic
Tração: Dianteira
Suspensão: Independente nas quatro rodas com sistema adaptativo de carga
Rodas: Aro 17
Porta-malas: 160 litros
Velocidade máxima: 228 km/h

Equipamentos de série: Bancos e volante (multifuncional) revestidos em couro, ar-condicionado automático digital de duas zonas, computador de bordo, projetor de informações Head Up Display (HUD), câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e crepuscular, controle de cruzeiro com função freio (ACC), sistema de navegação Professional com tela de 8,8 polegadas Touch Controller e HD interno de 20GB, sistema de áudio Hi-Fi Harman/ Kardon e faróis de neblina em LED.

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