Durango SRT: Entre o quarto de milha e a vida pacata

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
10/02/2017 às 18:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Se existe uma coisa que norte-americano adora é o chamado “quarto de milha”, duelos entre dois carros, no qual vence quem completar o percurso de 400 metros em menor tempo. Quem assistiu ao primeiro longa-metragem “Velozes e Furiosos” sabe do que estamos falando.

Mas acontece que nas provas de quarto de milha o ideal é ter um carro de carroceria esportiva e intimidadora, com tração traseira e motor V8 como um Dodge Challenger, um Chevrolet Camaro ou Ford Mustang. No entanto, a Dodge resolveu aplicar parte dessas “exigências” ao modelo de uso familiar e criou o Durango SRT. 

O imenso utilitário-esportivo (SUV) de seis lugares, passou por um processo de aprimoramento, que inclui suspensão retrabalhada, freios da italiana Brembo, rodas aro 20, e um V8 6.4 de 483 cv. No entanto, no lugar de uma caixa manual, ele utiliza transmissão automática de oito marchas e a tração é integral. Afinal, o Durango não pode abrir mão de suas habilidades cotidianas.

Como todo esportivo moderno, ele também conta com controle de largada, que dá ao “piloto” a vantagem de arrancar com a faixa ideal de torque sem deixar que os pneus patinem e atrapalhem o desempenho, além de sistema de ajuste de condução com sete programas. Claro que boa parte da turma da velha-guarda habitué dos Dodge Charger, Chevrolet Chevelle e Pontiac GTO, deverá torcer o nariz, afinal o jipão é extremamente contraditório. 

Mas quem vê cara, não vê coração. Esse Dojão acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e faz de 0 a 400 metros (quarto de milha) em apenas 12,9 segundos, aferidos pela National Hot Rod Association (NHRA). Tudo isso sem acabar com os pneus e na manhã seguinte poder levar os pimpolhos para a escola com conforto e mimos como telas individuais para assistir a “Peppa Pig”!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por