Pagani Huayra Roadster: O 'Deus do Vento' remove sua capota

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
25/02/2017 às 12:59.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:43

A Pagani é a marca de supercarros mais globalizada da atualidade. A matriz fica na pequenina San Cesario sul Panaro, na província italiana de Modena. Os motores são construídos em Affalterbach, na sede da Mercedes-AMG, braço de alto desempenho da Estrela de Três Pontas. E seu fundador, Horacio Pagani, é argentino, assim como o Papa Francisco e Diego Maradona. E com apenas 25 anos de idade a excêntrica fabricante de sonhos marca a data com a apresentação do Huayra Roadster (versão descapotável do inovador Huayra, lançado em 2012), que será uma das principais atrações do Salão de Genebra.

Antes de nos atermos ao conversível, é preciso voltar ao modelo base e tudo que envolve seu nome. Huayra é o nome do Deus do Vento, de acordo com a mitologia Inca. E o batismo não foi em vão. O supercarro italiano é o primeiro automóvel a utilizar um sistema de controle aerodinâmico ativo, tal como na aviação. 

Ele conta com quatro aletas (duas na frente e duas atrás) que atuam de forma eletrônica para auxiliar na estabilidade do carro. As pás se movem de acordo com o ângulo de inclinação, aceleração e frenagem para garantir o melhor momento aerodinâmico e, consequentemente, performance. 

Roadster
Assim como o modelo “fechado”, o Roadster será um carro de tiragem bastante limitada. Serão apenas 100 unidades produzidas ao custo unitário de 2,28 milhões de euros (R$ 7,47 milhões). Detalhe, este preço é na Europa.

Tecnicamente, os dois carros são muito parecidos, ambos fazem uso ostensivo de fibra de carbono, nos painéis da carroceria, assim como no acabamento interno, além de materiais leves e de grande resistência que lhe conferem rigidez sem superar a marca de 1.300 quilos. 

Sob o capô translúcido se esconde o enorme V12 biturbo 6.0 de 764 cv e 102 mkgf de torque e uma transmissão de sete marchas, também fornecida pela Mercedes-AMG. A Pagani não revelou seus números de desempenho, mas é esperado que a divindade dos ventos atinja os 370 km/h, assim como a versão fechada.

Para completar o conjunto, o Huayra Roadster utiliza freios Brembo com enormes discos de carbono-cerâmica de 380 milímetros, suspensão em alumínio, rodas aro 20 (na frente) e 21 (na traseira). 

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