Transmissões automáticas estão no mercado há mais de 50 anos. Mas, apesar da praticidade de não precisar chacoalhar a alavanca da caixa o tempo todo, como ocorre num carro de câmbio manual, há alguns hábitos que podem doer no bolso com o passar do tempo. 

Boa parte dos proprietários que possuem automóveis com transmissão automática desconhece uma regra simples na hora de estacionar: primeiro puxar ou acionar o freio de estacionamento para depois mover a alavanca da caixa para a posição “P” (Parking).

Esse pequeno descuido é responsável por muitos dos defeitos em caixas automáticas, onde o reparo pode provocar rombos que raramente ficam abaixo dos R$ 7 mil. O problema acontece pelo fato de que quando se engata o P antes do freio de mão, principalmente numa ladeira, é a caixa que segura o carro e não o freio de estacionamento. Ou seja, ele fica literalmente apoiado na transmissão. Isso sobrecarrega o conjunto e, caso ocorra um choque, a chance de dano é quase certa. 

Uma solução desenvolvida para reduzir peso e tornar as transmissões mais eficientes são as caixas com trambulador eletrônico. No Brasil, Audi, Mercedes-Benz, Peugeot, BMW e até a Fiat oferecem sistemas de transmissão onde não acionamento mecânico das posições do câmbio.

A Audi lançou o sistema junto com a nova geração do A4 e, recentemente, no A5. Basta um toque com o polegar para destravar a alavanca e com o mesmo de uma transmissão convencional posicionar em D, N ou R. Como o freio de estacionamento é eletrônico, basta pressionar a tecla P para que o conjunto acione o freio e também imobilize a caixa.

No Peugeot 3008, o funcionamento também é parecido –inclusive se o motorista estacionar o jipinho e desligá-lo com o carro engatado, a transmissão entra em P e também aciona a freio.

A opção mais acessível do mercado é a caixa automatizada GSR (Dualogic) da Fiat, presente nos modelos Mobi e Uno, que utiliza teclas no lugar da alavanca. No mercado desde 2014, o sistema conta com cinco teclas (N, D, M, R e S) sem a opção do P. Ao estacionar, basta puxar o freio de mão e desligar o motor que automaticamente a caixa irá desengatar.