(Divulgação)
Estampar marcas e produtos em filmes e seriados de televisão é um bom negócio há muitos anos. Desde os cigarros de Humphrey Bogart, ao tênis Nike futurista de Marty McFly, o merchandising no cinema sempre ajudou a vender. Steve McQueen deve ter feito o departamento de marketing da Ford chorar de emoção com o Mustang em “Bullitt”, da mesma forma que Bumblebee jogou as vendas do Camaro para as alturas.
Mas não é só filmes contemporâneos que ajudam fabricantes a reforçar sua marca. Nas produções de ficção-científica também é possível estampar o logotipo de uma empresa num bólido insólito. A mais recente jogada de marketing pode ser conferida no longa-metragem “Blade Runner 2049”, em exibição nos cinemas.
No triller que dá sequência ao clássico de Ridley Scott, o detetive K (Ryan Gosling) pilota um carro voador da Peugeot. A engenhoca segue a ideia do modelo desenhado para o filme original de 1982, protagonizado por Harrison Ford.
Apesar de o Peugeot voador de K ser quase um personagem do longa, enxergar o nome da marca francesa exige atenção, pois ele está grafado logo abaixo do para-brisas, nem sempre aparece nos enquadramentos da fotografia.
O Lexus de Tom Cruise
Em 2002 a Lexus desenhou um carro exclusivamente para o filme “Minority Report”, estrelado por Tom Cruise. Num futuro onde praticamente todos os carros eram autônomos, o policial interpretado por Cruise não abria mão de conduzir ele mesmo seu Lexus 2054. Pintado de vermelho e com desenho refinado, a logo da marca de prestígio da Toyota não precisou aparecer muitas vezes para o carro ficar eternizado.
Robôs e alucinações
A repercussão da Lexus foi tão boa que a Audi também resolveu entrar na onda Sci-Fi com o futurista RSQ em “Eu, Robô” (2004). No filme protagonizado por Will Smith, o detetive Del Spooner investiga a morte de um bilionário, presidente de uma fábrica de robôs, e dirige seu Audi, que não tem pneus mas um conjunto de esferas que permitem manobras mais alucinantes. O desenho do RSQ era praticamente o mesmo do conceito Le Mans Quattro e que daria forma ao R8 em 2007.
E para finalizar a Fiat Chrysler criou um carro voador para o remake de “O Vingador do Futuro” (2012). O bólido contracenou com modelos do grupo com maquiagem futurista como Fiat 500 e Chrysler Town & Country.