(Hennessey)
Quando o piloto italiano Tazio Novulari atingiu a velocidade de 321 km/h num Auto Union Type C, o mundo ficou de queixo caído. Afinal, nenhum carro tinha andado tão rápido quanto aquele Flecha de Prata. Mas isto foi em 1935.
Depois disso, a barreira dos 300 km/h deixou de ser problema. Hoje, basta ter uns R$ 500 mil (ou até bem menos) para levar para casa um carro que seja capaz de superar essa velocidade. No entanto, para ir além dos 400 km/h é preciso ter uma fortuna no banco. E o que dizer quando a meta é 480 km/h?
Essa é a meta do Hennessey Venom F5, supercarro norte-americano fabricado pela preparadora conhecida por fazer esportivos nacionais (dos EUA, claro!) verdadeiros foguetes sobre rodas. O número 480 não é uma meta qualquer. Corresponde a 300 milhas por hora. Para se ter uma ideia, o recorde de velocidade de um carro da Fórmula Indy, num circuito oval, é de 372 km/h, e pertence a Juan Pablo Montoya.
Atingir essa marca não é nada fácil. O leitor conferiu, na página 2, o feito registrado pelo Koenisegg Agera RS, que suou sangue para atingir 447 km/h e derrubar o recorde do Bugatti Veyron Super Sport de 431 km/h sustentado desde 2010.
Para isso, a Hennessey instalou sob a carroceria de fibra de carbono do Venom F5 um motor V8 de 1.600 cv. A empresa não revela quais são as especificações do propulsor, mas é obvio que ele utiliza pelo menos dos turbocompressores, quiçá quatro.
Se não bastasse, a Hennessey também acredita que seu supercarro será capaz de acelerar de 0 a 400 km/h e voltar à imobilidade em apenas 30 segundos. Vale lembrar que o Buchatti Chiron fez o mesmo teste em 42 segundos. E quem estava ao volante era ele, mais uma vez, o colombiano voador Montoya.
Se o Venom se tornará o carro mais rápido do mundo só o tempo dirá. Mas quem quiser levar uma das 24 unidades terá que viajar para aos EUA e pagar US$ 1,6 milhão. Te interessa?