Integrante do PCC que liderou de chacina some em presídio em Roraima

Estadão Conteúdo
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/01/2017 às 21:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:25

Um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), acusado de comandar o maior massacre de presos da história de Roraima, está desaparecido dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde foram registradas 33 mortes.

Policiais e agentes fazem buscas para encontrar Adeilson Eliotério dos Santos, o Pato, que é do primeiro escalão do crime organizado no Estado. Ele seria responsável pela transmissão de informações e criação de normativas e procedimentos para integrantes da facção que estão dentro e fora do sistema prisional de Roraima.

O desaparecimento só foi descoberto quando o Ministério da Justiça autorizou a transferência de dez presos do PCC para um presídio federal e Pato, que seria um dos transferidos, não foi encontrado.

Além de duas condenações definitivas na Justiça, o integrante do PCC foi condenado na Operação Weak Link a 8 anos e 2 meses de prisão por organização criminosa. A Weak Link, deflagrada em 2014, mapeou a atuação da facção no Estado e condenou lideranças a 71 anos de prisão por formação de organização criminosa.

Procura

A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) está fazendo diligências internas, com o apoio da Polícia Civil e do Serviço de Inteligência Penitenciária, para encontrar o detento.

Como não houve registro de fugas, há a hipótese de que Pato poderia ter sido assassinado dentro do presídio, por causa do massacre dos 33 presos - alguns com decapitados. A ação levou à intervenção da Polícia Militar e provocou a ida da Força Nacional de Segurança ao Estado para fazer o policiamento no entorno da prisão.Leia mais:
Governadora de Roraima diz a Temer que não pode garantir segurança de presos
Oito líderes do massacre em Roraima têm 28 condenações definitivas
Em três meses, PCC já matou 44 detentos em presídio de Roraima
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por