Levantamento mostra que João Leite e Alexandre Kalil irão ao 2º turno

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
28/09/2016 às 08:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:00
 (Arquivo HD)

(Arquivo HD)

Pesquisa DataFolha com as intenções de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte, divulgada ontem, registrou a primeira queda para o ex-presidente do Atlético Alexandre Kalil (PHS). O candidato do PSDB, João Leite, que lidera a disputa, também caiu. 

No levantamento, o cartola do futebol aparece com 18% das intenções de voto, ante os 21% registrados na pesquisa divulgada na última quinta-feira, 22 de setembro. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato, que ainda permanece na segunda colocação, pode ter entre 15% e 21%.

Primeiro colocado, o tucano João Leite também teve ligeira queda, oscilando de 33% para 32% das intenções de voto (variando entre 29% e 35% na margem de erro). Candidato do prefeito Marcio Lacerda (PSB), Délio Malheiros (PSD) surge em terceiro, com 6% da preferência dos eleitores (com a margem de erro, entre 3 e 9%).

Outros candidatos

Rodrigo Pacheco (PMDB) tem 5% da preferência dos eleitores,. Já o candidato do PT, Re[/TEXTO]ginaldo Lopes, aparece com 4%. Luis Tibé (PTdoB), Eros Biondini (PROS) e Maria da Consolação (PSol) têm 3% das intenções de voto cada um. 

Sargento Rodrigues (PDT) e Marcelo Álvaro Antônio (PR) aparecem com 2%. Vanessa Portugal (PSTU) tem 1%. Brancos e nulos somam 15% e 7% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam. 

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, João Leite aparece com 39% das intenções de voto e Kalil com 30%. Brancos e nulos são 17% e 4% estão indecisos.

A pesquisa publicada ontem também aponta que Alexandre Kalil continua sendo um dos candidatos com maior índice de rejeição, com 30%. Ele é seguido por João Leite (20%) , Vanessa Portugal (20%), Reginaldo Lopes e Délio Malheiros (18%). Pacheco tem a menor rejeição, com 11%.

Divergência

A tendência de queda apontada pelo Datafolha é diferente da pesquisa Ibope, divulgada na última segunda-feira. Essa última aponta crescimento de Kalil em três pontos percentuais, chegando a 25% das intenções de voto. 

As duas pesquisas tem metodologias parecidas, sendo a amostra do Datafolha (1.022 ouvidos) maior que a do Ibope (1.000). 
A pesquisa Datafolha foi realizada no dia 26 de setembro e tem margem de confiança de 95%. A sondagem está registrada no TRE de Minas com o número MG-05425/2016.

Candidatos apostam em desempenho nos debates

A coordenação da campanha de Alexandre Kalil (PHS) afirma não ver problema com a primeira oscilação do candidato nas sondagens.
“O que há de comum em todos as pesquisas divulgadas é que todas apontam para o segundo turno (com Kalil), com larga vantagem. A variação que houve na Datafolha está dentro da margem de erro”, avalia Gabriel Azevedo, coordenador da campanha. Na terça-feira, o candidato do PHS à prefeitura passou o dia se preparando para o debate da TV Alterosa.

A assessoria do primeiro colocado nas pesquisas, João Leite (PSDB), afirma que o candidato recebe as pesquisas com “confiança e humildade”, esperando “nos próximos dias poder ampliar o debate de propostas” com o eleitor. Ontem, João Leite gravou os últimos programas para a televisão e rádio e preparou-se para enfrentar os adversários no debate da noite. 

Esperança

A campanha de Délio, que aparece na terceira posição, aposta no crescimento do candidato nesta última semana. A expectativa, afirma a assessoria do atual vice-prefeito, é aproveitar os debates para projetar a imagem de “melhor candidato” para dar continuidade à gestão de Marcio Lacerda (PSB). 

Nesta terça-feira, Délio fez caminhada em Venda Nova, encontrou-se com profissionais da área de saúde, em comitê de campanha na região central de Belo Horizonte.

Leia também:
Derrubar tabus na Copa do Brasil é combustível para o Cruzeiro arrancar no Brasileirão

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por