Liverpool tem cerca de 800 anos de uma história feita de comércio e cultura

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
03/01/2016 às 10:03.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:52
 (VisitBritain/ Rod Edwards / Divulgação)

(VisitBritain/ Rod Edwards / Divulgação)

Com 808 anos de história documentada, Liverpool tem importantes atrativos turísticos para serem visitados. A cidade ainda abriga importantes universidades, institutos culturais e tecnológicos, museus e ótima vida noturna. Motivos para conhecer a cidade-natal de John, Paul, George e Ringo não faltam.

Por se situar na foz do Rio Mersey no Atlântico, Liverpool sempre teve destaque estratégico no Reino Unido. O Mersey nasce em Stockport, perto de Manchester, cruza o norte da Inglaterra, e deságua na Baía de Liverpool.

Importantíssimo para o comércio marítimo e fluvial do Reino Unido durante séculos. Durante a Revolução Industrial, Liverpool foi o maior produtor mundial de algodão.

Uma boa maneira de se conhecer a história de Liverpool estando lá é visitando os museus World Museum Liverpool, a Walker Art Gallery, o Conservation Centre, o Museu Marítimo e o Liverpool Museum.

Esportes e vida noturna

O inglês é apaixonado por esportes, em especial o futebol. E a cidade de Liverpool tem dois representantes na Premier League: o Liverpool e o Everton (o “time do Paul McCartney”).

Considerada a “capital do pop”, Liverpool é famosa por ter revelado os Beatles. Mas também é muito conhecida pela grande quantidade de pubs e clubes noturnos com shows ao vivo, além de boates e bons restaurantes.

Os beatlemaníacos – maioria entre os turistas – que forem lá não podem deixar de visitar The Beatles Story (beatlesstory.com), um completo museu, que conta tudo sobre os Beatles. E há os tours guiados, nos quais é possível, inclusive, visitar “Mendips” (a casa de John Lennon) e o endereço 20 Forthlin Road (casa de Paul McCartney).

Arte e cultura

Muitas galerias de arte e museus, alguns entre os mais importantes da Europa. Na cena cultural e artística de Liverpool, destacam-se o Walker Art Museum, que abriga obras de Hockney, Degas, Turner e Rembrandt, e o The Bluecoat, um centro de artes de 300 anos.

Liverpool sempre está na vanguarda. É lá a sede da FACT – Foundation for Art and Creative Technology), principal centro de artes de mídia do Reino Unido, e que presta serviços inclusive para superproduções de Hollywood. Uma curiosidade: Liverpool abriga a mais antiga comunidade chinesa da Europa. A Chinatown é um atrativo muito pitoresco. Não deixe de almoçar ou jantar no bairro.

The Beatles Story é a melhor experiência sobre a banda. Fica no Albert Dock. Das 9h às 19h no verão e das 10h às 18h no inverno. Preços: £ 14.95 (adultos), £ 11.50 (idosos) e £ 9.00 (crianças de 5 a 16 anos).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por