Marca de Viçosa trabalha para ‘ganhar o mundo’

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
22/03/2017 às 18:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:50

Apesar da formação em magistério, Ana Márcia Teixeira, dona da Haskell, indústria de cosméticos capilares, sempre gostou de trabalhar como cabeleireira. Em 2000, com poucos recursos, iniciou uma pequena produção de cosméticos para cabelos em Viçosa, na Zona da Mata. Atualmente, a empresa tem mais de 160 colaboradores e deve dobrar a produção. São vendidos 1,9 milhão de unidades de produtos por mês.

“Nunca imaginei que isso fosse acontecer, mas a nossa fábrica não comportava mais a produção. Era necessário ampliar”, explica Ana Márcia, que em 1983 abriu o primeiro salão em Viçosa, cidade onde nasceu. 

A marca conta com 23 linhas de tratamento capilar com elementos naturais e mais de 90 produtos à base de ativos vegetais como mandioca, jaborandi, bananeira e quina rosa. 

“A Haskell nasceu do zero, porque eu não tinha nenhum dinheiro para investir. Hoje, distribuimos nossos produtos para todos os estados brasileiros. Neste mês, entregamos nossa primeira remessa de cosméticos capilares para Portugal e queremos ampliar essa exportação”, explica a proprietária da marca. 

Além de Portugal, Ana Márcia conta que há intenção de levar os produtos para os Emirados Árabes e países da América do Sul: Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Ela adianta que alguns contratos com representantes nações vizinhas já estão engatilhados. 

“No próximo dia 31, durante uma feira de cosméticos na Itália, vamos apresentar nossos produtos buscando novos mercados na Europa. Também pretendemos exportar para os Estados Unidos. Vamos caminhar forte neste ano”, diz Ana Márcia. 

Mercado brasileiro 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2015 o setor teve um faturamento de R$ 42,6 bilhões. Entre 2005 e 2015, as exportações do setor cresceram, em média, 4,2% ao ano. 

Sucesso da indústria passa por conscientização ambiental e inspira universitários

A empresária Ana Márcia sempre que tem a oportunidade conta seu caso de sucesso com a Haskell nas universidades da Zona da Mata. “Muitos alunos vêm até mim e passam a ter uma outra visão da vida universitária, porque conseguem visualizar na prática que é possível ter uma história de sucesso. Já tive caso de aluno que trocou de curso depois que ouviu meu depoimento. Gosto de motivar as pessoas a lutarem por seus sonhos”, pontua.

A fundadora da indústria de cosméticos faz questão de apoiar também grupos que ajudam a resgatar a autoestima feminina, além de manter ações de preservação ambiental. 

Por utilizar muitos insumos naturais, a Haskell conta com ações voltadas à proteção ambiental e mantém programas que vão desde o tratamento dos efluentes à preservação da Reserva Legal (RL) e da Área de Preservação Permanente (APP), onde está instalada a unidade fabril, na zona rural . “Faço questão de manter a fábrica em Viçosa para garantir emprego da população, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade. Mas é fundamental não esquecer das questões ambientais. Não há desenvolvimento sem preservação”. 

A Haskell ainda apoia o grupo Pérolas Negras, que promove oficinas focadas no debate de questões de autoestima relacionadas aos cabelos. “Participo de todas as etapas de desenvolvimento dos produtos e das ações que a Haskell faz. É uma maneira de mostrar às pessoas que é possível alcançar objetivos com determinação”, finaliza Ana Márcia. 

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