Mercedes-Benz 560 SEC AMG foi o grande rival do BMW série 6 nos anos 1980

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
27/07/2018 às 16:47.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:38
 (Fotos Divulgação )

(Fotos Divulgação )

Os anos 1980 foram marcados por esportivos como Porsche 959, Ferrari Testarossa, Lotus Esprit e Chevrolet Corvette (C4) com suas linhas exóticas que os diferenciavam do estilo quadradão da época. Mas o período testemunhou o duelo entre os cupês BMW 635 CSi e o Mercedes560 SEC AMG, que foi a estrela de maior grandeza na constelação da Mercedes-Benz.

Derivado da geração W126 do sedã SEL, de 1979, que hoje conhecemos como Classe S, o cupê surgiu em 1980, nas versões 500 SEC e posteriormente 380 SEC. Em 1985 chegou a versão topo de linha 560 SEC, com o imenso motor M117. Tratava-se de um V8 5.5 litros que entregava 300 cv. 

A versão era a resposta para o 635 CSi, lançado em 1983. O BMW era equipado com uma versão nervosa de seu tradicional seis cilindros em linha, com 3,5 litros de deslocamento e 289 cv. Apesar de mais potente, o Mercedes carecia de esportividade. Era um cupê senhoril, enquanto o Série 6 tinha panca de carro e bandido de cinema. Ainda mais na versão M6, que tinha elementos aerodinâmicos que o deixavam ainda mais agressivo.

AMG

Para deixar o modelo mais invocado, a preparadora AMG, que naquela época ainda não tinha sido incorporada ao grupo Daimler-Benz, resolveu aplicar uma dose extra de veneno no 560 SEC. A primeira coisa feita foi dar um “passe” no V8, que passou por uma extensa revisão e teve a potência elevada para 386 cv, a mesma da Testarossa. 

Entre as mudanças foram instalados cabeçotes com duplo comando de válvulas, que aumentaram o fluxo da mistura ar/combustível nas câmaras. Pneus mais largos e ajuste nas bitolas demandaram um alargamento dos para-lamas. E a inclusão de saias e um discreto aerofólio, além de acentuar o visual esportivo, também contribuíram para o melhor comportamento dinâmico do gigante de quase cinco metros e duas toneladas. 

No entanto, poucas unidades foram preparadas pela AMG. Há quem defenda que não chegaram a dez carros, mas há quem defenda que foram quase 30. No entanto, não faltam 560 SEC “convertidos” em AMG, com os elementos visuais da versão da preparadora alemã. Há pouco tempo o programa “Joia Sobre Rodas” (Discovery Channel) exibiu um episódio em que a dupla Edd China e Mike Brewer restaura um 500 SEC, ano 1983, e o deixa com um estilo da versão AMG. 

Em 2016, a casa de leilões RM Sotheby’s adicionou a unidade das fotos abaixo, com lance inicial de US$ 100 mil (R$ 392 mil). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por