Minas Gerais passará a comemorar o Dia do Barroco

Michelle Maia - Do Hoje em Dia
29/11/2012 às 10:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:52
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

O povo mineiro tem agora um dia para celebrar a importância do barroco, estilo artístico que floresceu no Estado no século 18. O Dia do Barroco Mineiro será comemorado anualmente em 18 de novembro, quando deverão ser realizadas, em Minas, atividades que valorizem, preservem e divulguem o patrimônio histórico, artístico e cultural associado ao gênero, à obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e os demais artistas desse estilo.

Para marcar o lançamento da data comemorativa, foi realizada ontem, na Assembleia Legislativa (ALMG), uma solenidade com a presença de deputados, prefeitos das cidades com patrimônio barroco e diretores de museus e entidades de preservação do patrimônio histórico.

“O momento é de felicidade, porque esta é uma riqueza de Minas. Que essa data possa representar um marco e toda sociedade mineira possa debruçar no patrimônio barroco, simbolizado por Aleijadinho, e propagá-lo, popularizá-lo para todo canto”, afirmou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro. “Que o dia seja celebrado permanentemente para que toda sociedade possa conhecer e valorizar sempre essa cultura”, completou.

Importância cultural
 
Cristina Ávila, historiadora e filha do recém-falecido Affonso Ávila, poeta, pesquisador mineiro e renomado estudioso do estilo barroco, reforçou a importância da data para a ampliação dessa cultura no cenário nacional e internacional.

“Por um tempo, as políticas de preservação abandonaram as cidades históricas. Por isso, a situação era precária. Esse dia vem para incrementar o turismo, para que a arrecadação de verbas volte para os municípios para recuperação de seu patrimônio”, disse. “Além disso, o povo mineiro voltará a ter uma identidade artística”, avaliou.

Patrimônio

Um grande desafio a ser encarado é a condição de preservação dos bens barrocos do Estado. Para o coordenador da promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas, Paulo de Souza Miranda, a iniciativa é uma forma de “jogar uma luz” sobre a situação.

“Isso faz com que as autoridades e a população voltem os olhos para uma maior proteção desses bens que estão espalhados pelos 853 municípios de Minas”, afirmou. “Nosso patrimônio cultural tem uma relevância para além das nossas fronteiras, porém, mais de 50% dele estão em situação de abandono ou necessitando de cuidados”, afirmou.
 

Atividades

Para a celebração do Ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho, em 2014, serão desenvolvidas atividades como painéis e exposições, concursos e premiações, apresentações cênicas, excursões pedagógicas e debates.

“Começaremos um grande trabalho de roteirizar, olhar os atrativos de cada uma das cidades, o potencial que temos para receber os turistas”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por