Mix Brasil reúne filmes, shows e eventos literários

Agencia Estado
08/11/2012 às 10:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:00

Há um fator que homogeneíza parte do rol de produções do 20.º Mix Brasil tanto quanto a temática da diversidade sexual. Os jovens - adolescentes e pós-adolescentes - imperam no cardápio dos 148 filmes incluídos na programação que começa nesta quinta-feira, em São Paulo. Neste ano, o festival volta-se àquele segmento para tentar entender como se dá a percepção, autoaceitação e relação de suas sexualidades com quem os rodeia.

A reunião de tantos títulos com o mesmo tema no Mix reflete o que tem sido visto em seus similares pelo mundo, afirma André Fischer, um dos diretores do evento ao lado de João Federici. "É uma questão internacional de renovação de público mesmo. Há uma preocupação desses festivais de programarem filmes jovens para trazer esse público, o que já ocorre há um tempo. Aqui, no Brasil, a gente ainda não sentiu isso tão forte, mas cada vez mais há sinais dessa mudança."

Esse público, no entanto, não parece preocupado em levantar bandeiras ou aceitar rótulos que determinem sua sexualidade, acredita o diretor. "Hoje, o quadro é diferente do que era um tempo atrás. Havia uma questão de afirmação de identidade e hoje é difícil dizer o que seria essa identidade gay. É algo que está se formando. O padrão, para essa nova geração que está na adolescência, já não vale mais. Então, nós estamos pesquisando, tateando o que seria essa nova sexualidade", revela Fischer.

Pensamento que encontra eco em depoimentos como o do estilista Dudu Bertholini, no documentário "A Volta da Pauliceia Desvairada", de Lufe Steffen, um retrato agridoce da agitada noite gay de São Paulo. "Hoje em dia, a questão é mais a personalidade do que a 'escolha' sexual", diz.

A diversidade também está presente em outra característica do evento. No caso, nos países de origem das obras, 25 ao todo. A Argentina comparece com três longas. Em dois deles, o universo teen é o alvo. Em "O Espaço Entre Nós Dois", de Nadir Medina, esse desinteresse pela definição de identidades de que fala Fischer fica mais claro. A história mostra o dia seguinte de uma noitada na vida de dois rapazes e uma moça.

Além de filmes, o Mix conta com espetáculos teatrais, eventos literários e atrações musicais e ocorre até dia 18 em São Paulo. Depois, segue para o Rio, onde ganha algumas produções inéditas na cidade e o braço teatral - Dramática em Cena - pela primeira vez na capital fluminense. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MIX BRASIL
Abertura quinta, às 21 h, no Cinesesc, com a exibição do filme "No Caminho das Dunas", de Bavo Defurne. Programação completa e salas de exibição: www.mixbrasil.org.br
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por