Elas já tiveram dias de glória nas ruas brasileiras, mas hoje seus séquitos andam escassos. Vai ver foi porque amadureceram. Estamos falando de picapes leves como Saveiro, Strada e Montana, que eram enfeitadas com suspensão rebaixada, lâmpadas “super branca”, um monte de alto-falantes para destilar a fina bossa do funk. É bem verdade que ainda nos deparamos com essas porcarias por aí. Principalmente de madrugada, quando seus felizes proprietários nos convidam à audição de um “proibidão”. E para quem anda saudoso das picapes furiosas, a Honda apresentou um conceito derivado do Civic Type-R. Isso mesmo, a versão satânica do japonês, com motor turbo 2.0 de 320 cv. A picape é apenas um estudo, com base na versão cupê, e foi desenvolvida para participar do SMMT Test Day, evento que ocorre no Reino Unido. A fabricante afirma que ela chega a 270 km/h.

Linha 2019
A Mini passa a vender no Brasil a linha 2019 do hatch Cooper e derivados. Os carrinhos desembarcam com quase imperceptíveis alterações como faróis com máscara escura, lanternas em LED que foram as linhas da bandeira do Reino Unido e novos padrões de acabamento interno. Em termos mecânicos, os motores 1.5 turbo de 136 cv e a unidade 2.0 de 192 cv (ou 232 cv na versão JCW) seguem como dantes, mas foram revisados para reduzir o consumo em 5%. Os preços variam entre R$ 120 mil e R$ 180 mil.

Câmera inteligente
A nova geração do Ford Focus chegou com grandes inovações. Uma delas é a câmera de ré que conta com sensores capazes de acionar os freios caso detecte um obstáculo. A lente é capaz de cobrir um ângulo de 180 graus, o que eleva o nível de segurança nas manobras. Infelizmente, nem o modelo nem a tecnologia têm previsão de estreia por aqui. Por outro lado, a Ford segue vendendo o EcoSport com pneu estepe na tampa do porta-malas, pois se for bater em alguma coisa ou alguém, pelo menos o pneu é macio!

Exemplar único
De tempos em tempos aparece um ricaço no portão de Maranello querendo um carro exclusivo. Dependendo de quem for o comprador e de quanto ele está disposto a gastar, a marca do Comendador Enzo o recebe e desenvolve sua Ferrari especial. A mais recente criação em unidade única é a SP38. O bólido foi desenvolvido sobre a base e conjunto mecânico do 488 GTB, mas difere no visual que tem como principal destaque a persiana sobre o capô traseiro. Semana que vem a gente conta tudo sobre ela.