Agência americana aprova primeiro medicamento para prevenir enxaquecas crônicas

Estadão Conteúdo
18/05/2018 às 17:10.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:55
 (Divulgação)

(Divulgação)

A agência reguladora de medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) aprovou na quinta-feira (17), o primeiro medicamento criado para prevenir enxaquecas crônicas.

Fabricada pelos grupos farmacêuticos Amgen Inc. of Thousand Oaks e Novartis AG, a droga será aplicada por meio de um injeção mensal, similar a uma agulha de insulina. O preço do tratamento deverá custar US$ 6,9 mil por ano.

As enxaquecas podem causar sintomas incapacitantes: dores de cabeça latejantes, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. Eles são mais comuns em pessoas na faixa dos 30 anos, a maioria mulheres, e podem durar várias horas ou mesmo dias. Cerca de 10 milhões de americanos sofrem com frequência do problema.

Em um estudo, pacientes que receberam Aimovig viram seus dias de enxaqueca cortados de oito para quatro por mês, em média. Além disso, eles apresentaram efeitos colaterais semelhantes, a maioria resfriados ou infecções respiratórias. Alguns pacientes chegaram inclusive a se livrar por completo da dor de cabeça, disse Sean Harper, diretor de pesquisa da Amgen.

Alguns pacientes viram suas enxaquecas completamente eliminadas, disse Sean Harper, diretor de pesquisa da Amgen.

O medicamento estará disponível para os pacientes a partir da próxima semana.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por