Autoridades confirmam 22 mortos e 8 feridos em queda de ponte na Itália

Estadão Conteúdo
14/08/2018 às 11:02.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55
 (ANDREA LEONI / AFP)

(ANDREA LEONI / AFP)

Autoridades italianas já confirmaram a morte de ao menos 22 pessoas e outros 8 feridos no desabamento de parte da estrutura da Ponte Morandi, em Gênova. Um trecho de aproximadamente 200 metros caiu nesta terça-feira, (14), da ponte que passa pela rodovia A10, na Itália.
Mais cedo, o chefe do serviço de ambulâncias de Gênova afirmou que há "dezenas de mortos", segundo a agência italiana de notícias Adnkronos.

Uma socorrista afirmou à emissora estatal RAI que ao menos 20 veículos estavam sobre o trecho da ponte que desabou. Ela disse que duas pessoas foram resgatadas com vida dos escombros e foram transportadas de helicóptero para um hospital da região.

De acordo com as primeiras informações da Defesa Civil local, um colapso estrutural teria provocado o desabamento da ponte. Chovia forte na manhã desta terça em Gênova e havia pontos de alagamento no momento do incidente.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, foi informado do acidente e acompanha o caso com seu gabinete.

O vice-premiê e ministro do Interior, Matteo Salvini, disse que 200 bombeiros tentam resgatar as vítimas do desabamento. "Estamos acompanhando minuto a minuto a situação do desabamento da ponte em Gênova. Agradeço desde já aos 200 bombeiros - e todos os outros heróis - que estão trabalhando para salvar vidas", escreveu Salvini e sua conta no Twitter.

Um vídeo publicado no canal do YouTube do https://www.youtube.com/channel/UC9ePmjVRHLL8x8vq5fOKflg La Repubblica mostra o momento em que uma parte da estrutura da ponte desabada. Assustado, o cinegrafista amador que capturou a cena grita: "meu Deus, meu Deus!"

Vítimas

Durante entrevista em Roma, o chefe da agência de Defesa Civil da Itália, Angelo Borrelli, afirmou que as vítimas estavam nos veículos que caíram da ponte.

Segundo ele, havia dois armazéns na área onde os escombros caíram, mas os estabelecimentos estavam fechados e vazios. Borrelli acrescentou que nenhuma residência foi envolvida no acidente.

Segundo a autoridade, engenheiros rodoviários estão verificando a segurança da estrutura em outros pontos, e algumas áreas foram esvaziadas por precaução.

Histórico

O viaduto Polcevera, também chamado de Ponte Morandi, atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerada uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria.

Projetado pelo engenheiro Riccardo Morandi, o viaduto foi construído entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizado e "Ponte do Brooklyn" pelas semelhanças com o famoso local em Nova York. O viaduto mede 1.182 metros.

Leia mais:
Doze torcedores do Barcelona de Guayaquil morrem em acidente de ônibus no Equador
Plataforma desmorona em festival na Espanha e deixa 313 feridos
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por