Brasil vai diminuir contingente da força de paz no Haiti

Marcelo Brandão - Agência Brasil
31/01/2013 às 07:40.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:31
 (AFP)

(AFP)

BRASÍLIA - O Ministério da Defesa informou na tarde de quarta-feira (30) que o Brasil irá iniciar uma redução do contingente militar que atua nas forças de paz no Haiti. Atualmente, há 1.910 militares brasileiros naquele país.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, explicou que, nesse primeiro momento, a redução será pontual. “Estamos apenas retirando o Brabatt 2, batalhão que era direcionado para o atendimento em função do terremoto”. Com a saída do Brabatt 2, responsável pela assistência ao Haiti após o terremoto de 2010, o contingente de militares brasileiros no país voltará a ser 1.450. Esse número irá compor um batalhão único, comandado pelo coronel Zenedir da Mota Fontoura.

Ao passo que 460 militares voltam para o Brasil, um total de 30 oficiais irá embarcar para o Haiti no dia 7 de junho. Esse grupo participou de um curso preparatório no Ministério da Defesa. Além de orientações sobre a missão da tropa, o curso abordou temas referentes à política externa brasileira no Haiti e promoveu uma videoconferência entre os oficiais e os líderes militares que já se encontram no país.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por