Chávez entrou em etapa de tratamentos complementares contra câncer, diz Maduro

AFP
26/01/2013 às 09:07.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:11
 (Juan Barreto/AFP)

(Juan Barreto/AFP)

CARACAS - O presidente venezuelano Hugo Chávez entrou em uma etapa de "tratamentos complementares" contra o câncer um mês e meio depois de ter sido operado em Cuba, informou na sexta-feira (25) o vice-presidente, Nicolás Maduro, ao retornar da capital cubana.

"O presidente entrou em uma etapa de tratamentos complementares para enfrentar esta doença", disse Maduro, adiantando que neste sábado (26) o governo fornecerá mais detalhes sobre o estado de saúde do presidente.

Chávez, de 58 anos, "encontra-se no melhor momento que já vimos em todos estes dias de luta e de batalha", acrescentou o vice-presidente, que visitou o líder venezuelano nos últimos dois dias.

"Está otimista e com muita fé no que estamos fazendo (...) e está apegado a Cristo e à vida", disse ao canal oficial VTV, rodeado por vários ministros do gabinete.

O governo informou na quinta-feira (24) que o presidente encontra-se em processo de recuperação do pós-operatório, embora ainda precise enfrentar "a batalha mais complexa" contra o câncer, do qual foi operado pela quarta vez no dia 11 de dezembro.

Desde então, o presidente, reeleito em outubro para um mandato de seis anos, não apareceu em público e seu retorno é um incógnita, mas o executivo sustenta que se encontra em funções e que continua dirigindo o país.

Como prova disso, Maduro mostrou no canal oficial VTV uma série de documentos com a assinatura de Chávez relacionados a diversos assuntos nacionais.

Também transmitiu uma mensagem do presidente às Forças Armadas para que se mantenham em mobilização permanente no país e um chamado para seus seguidores se manifestarem em apoio ao governo no dia 4 de fevereiro, quando serão completados 21 anos do golpe de Estado frustrado liderado pelo então tenente-coronel Hugo Chávez.

Finalmente, Maduro informou que viajará a Santiago do Chile em breve para participar da cúpula de presidentes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac) e da União Europeia (UE), que começa neste sábado.

"Vamos a Santiago do Chile e levamos uma mensagem do presidente, uma extraordinária e bela (...) Levamos o espírito e o pensamento de próprio punho do nosso comandante Hugo Chávez a esta cúpula", acrescentou Maduro, explicando que lerá o texto aos presidentes presentes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por