O furacão Joaquin ganhou força após passar pela região das Bahamas nesta quinta-feira (01) e pode seguir para perto da costa leste dos EUA no fim de semana, de acordo com meteorologistas.

A previsão do Centro Nacional de Furacões dos EUA é que a tempestade pode atingir a costa leste dos EUA, ao longo dos estados da Carolina do Norte e Virgínia, no domingo.

A tempestade estava prevista para virar para o norte em direção aos Estados Unidos entre quinta e sexta-feira, mas os meteorologistas ainda estavam reunindo dados tentando determinar de que forma poderia afetar o país.

"Temos aviões de reconhecimento da Força Aérea continuamente nos dando dados sobre o interior do furacão nesta manhã e vamos usar mais recursos das aeronaves nos próximos dias porque ainda não é certo se o furacão Joaquin irá impactar diretamente a costa leste dos EUA ou ficar no mar", disse Rick Knabb, diretor do Centro Nacional de Furacões.

O furacão passou pela região das Bahamas na noite de quarta-feira e poucos danos foram relatados pelas autoridades, já que a população se preparou para a tempestades desde a aproximação de Joaquin.

O furacão Joaquin estava na categoria 3 com ventos máximos sustentados a 195 quilômetros por hora, com ventos que se estende a 55 quilômetros, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA em Miami. Às 6h (de Brasília), o centro da tempestade estava a cerca de 35 quilômetros ao norte da ilha de Samana Cays, nas Bahamas.