Grupo separatista ETA completará desarmamento até 8 de abril

Estadão Conteúdo
17/03/2017 às 13:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:46
 (Isaac Amorim/Arquivo/Divulgação)

(Isaac Amorim/Arquivo/Divulgação)

Um representante dos grupos da sociedade civil disseram que o grupo separatista ETA - que luta pela independência da região basca (norte da Espanha e sudoeste da França) - completará seu desarmamento até 8 de abril.

Txetx Etcheverry, uma figura proeminente na comunidade basca francesa que tentou um esforço de desarmamento em 2016, disse ao jornal Le Monde que um coletivo de grupos da sociedade civil tinham recebido o mandato da ETA.

"O ETA nos deu a responsabilidade de desarmar seu arsenal e na noite de 8 de abril, o ETA será totalmente desarmado", disse ele.

Etcheverry confirmou à Associated Press que um anúncio seria feito pelo ETA ainda hoje, mas ele se recusou a dar detalhes de seu conteúdo.

O ETA anunciou em 2011 a renúncia à violência na sua campanha de independência para as regiões bascas do norte da Espanha e sudoeste da França.

O governo espanhol se recusou a comentar detalhes até que um anúncio formal seja feito. "O ETA precisa fazer duas coisas: desarmar e se dissolver", disse o porta-voz do gabinete, Inigo Mendez de Vigo. Fonte: Associated Press


http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por