Lula homenageia Fidel Castro, falecido em Cuba nessa sexta

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/11/2016 às 12:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:49

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva lamentou a morte do líder cubano Fidel Castro, ocorrida na madrugada deste sábado (26). Em texto publicado em site pessoal, Lula destaca que o revolucionário sempre foi uma "voz de luta e esperança" para os trabalhadores da América. 

O líder sindicalista diz que o falecimento do amigo, que caracteriza como "o maior de todos os latino-americanos", foi como a perda de um irmão mais velho e menciona a resistência de Fidel contra as ditaduras que se instauraram no continente no século XX.

"Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania", escreveu. 

Na homenagem, o ex-presidente brasileiro reforça que Fidel deixa um "legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo" e lembra que o líder foi uma inspiração para a luta pela emancipancipação dos povos.

Veja o texto completo publicado na página de Lula

Lula também utilizou as redes sociais para prestar homenagem ao socialista:

Descanse em paz, companheiro Fidel. https://t.co/6xeWbpzabs pic.twitter.com/hz4n2WRGpt— Lula pelo Brasil (@LulapeloBrasil) 26 de novembro de 2016


A morte de Fidel foi anunciada por seu irmão Raúl Castro na televisão estatal de Cuba. O líder da Revolução Cubana havia passado o comando do país para Raúl em 2006, em decorrência de uma saúde mais fragilizada. Fidel faleceu aos 90 anos, será cremado e suas cinzas percorrerão o território nacional por 4 dias e depois serão enterradas na cidade de Santiago de Cuba.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por