Negros e obesos são mais propensos a ter câncer de próstata, alerta especialista

Do Portal HD*
22/01/2013 às 09:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:52
Dermatologista destaca importância do diagnóstico precoce da doença ( GREG WOOD/AFP/JC )

Dermatologista destaca importância do diagnóstico precoce da doença ( GREG WOOD/AFP/JC )

É constrangedor e a maioria dos homens prefere levar o assunto em tom de brincadeira. Porém, o câncer de próstata é algo sério e já representa a segunda doença maligna mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

De acordo com o urologista Dr. Carlos Eduardo Maluf, a frequência deste câncer nos homens é de, aproximadamente, 20%. "É uma doença de fundo genético, semelhante ao câncer de mama e não tem uma prevenção realmente estabelecida. É mais comum na raça negra e mais agressivo em obesos”, afirma.

O especialista explica que os exames básicos, que alertam para o diagnóstico do problema, ainda são o de toque e o PSA. A partir daí, quando é percebida alguma alteração, o médico recomenda uma biópsia para verificar o caso.

O tratamento segue os procedimentos comuns nesse tipo de doença. "Para os tumores localizados, concentrados apenas na próstata, indica-se a cirurgia ou a radioterapia. Já para os casos mais graves, em que o câncer avança para outras partes do corpo, recomenda-se hormonioterapia e quimioterapia”, acrescenta o urologista.


Exames

Apesar de poder ocorrer em qualquer idade, o câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 40 anos. A partir dos 45, é recomendado que seja feito um exame anualmente em quem não tem histórico familiar da doença. Para aqueles com casos registrados em parentes, o teste deve acontecer já aos 40.

O urologista Carlos Eduardo Maluf aconselha que, a qualquer indício clínico, deve-se procurar um especialista. "Se diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de mais de 90%. Infelizmente, nos casos mais avançados em que o câncer já se alastrou, é possível apenas controlar a doença”, alerta.

 

*Com informações da Amhpla

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por