A Nintendo acaba de divulgar todos os detalhes do Switch, seu novo console que chega no dia 3 de março, nos Estados Unidos, Europa, Japão e Hong Kong e demais mercados, no qual o Brasil não faz parte. Com preço de US$ 300 (R$ 960) nos EUA, o aparelho estreia com valor superior ao das versões de entrada de PS4 e Xbox One, que têm preços iniciais em R$ 280 (R$ 896), mas que fica cerca de US$ 50 (R$ 156) abaixo das versões PS4 Pro e Xbox One S, ambas com suporte 4K.

Uma das grandes expectativas sobre o Switch é como ele funciona de fato e quais são os games que chegarão para ele junto do lançamento. O console é um híbrido entre aparelho de mesa e portátil, no qual tudo se resume a um módulo que inclui CPU e uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas. Como já foi mostrado inúmeras vezes, o aparelho pode ser acoplado a um dock, que faz a conexão com o televisor e funciona como um console de mesa convencional.

O Joystick, por sua vez, utiliza dois segmentos que podem ser acoplados nas bordas do console, funcionando com portátil tradicional ou encaixados num suporte batizado de Joy-Con, para ser utilizado quando o Switch estiver plugado no dock.

Capacidade
A Nintendo não informou qual é seu poder de processamento, e se limitou a dizer que a tela do Switch tem resolução de 1280×720, mas não detalhou dados técnicos de GPU (placa gráfica) e outras informações técnicas. Ou seja, a resolução na TV não deve ir além do Full HD (1080p). A capacidade de armazenamento do aparelho é de 32 GB, mas pode ser expandida com o uso de cartões de memória em formatos SDHD e SDXC.

Já a bateria, no modo portátil, dura em média seis horas. No entanto, a própria Nintendo adverte que a autonomia pode cair pela metade, quando se roda um game que exija muito do aparelho. Ela até exemplificou com The Legend of Zelda: Breath of the Wild (principal game do Switch até o momento) que consome carga acima da média. Mas a Big N oferece um carregador com entrada USB para que seus consumidores não tenham crise de abstinência.

Seus games serão vendidos em mini cartuchos como no 3DS. Não se sabe a capacidade de dados das mídias, mas rumores apontam que tenham no máximo 16 GB. 

Expectativas
Diante desse prognóstico, com capacidade limitada de armazenamento, consumo elevado de energia e poucas informações de hardware, nota-se que o desempenho é superior aos portáteis atuais, mas não se sabe se ele oferecerá uma performance superior ao Wii U e muito menos dos demais consoles do mercado (PS4 e Xbox One).