Novo serviço de concessão automática do INSS facilita aposentadoria

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
12/06/2018 às 20:26.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:34
 (Valter Campanato/Agência Brasil)

(Valter Campanato/Agência Brasil)

O serviço de concessão automática do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já recebeu 32 mil pedidos de aposentadorias e 40 mil de salários- maternidade urbanos, desde que entrou em vigor no último dia 21. A expectativa do INSS é a de que 15% a 20% das demandas sejam atendidas imediatamente pela internet, no site Meu INSS, ou pelo telefone 135.

Desde o mês de maio, o pedido poderá ser concedido automaticamente, no caso da aposentadoria por idade, caso os solicitantes tenham completado pelo menos 15 anos de contribuição e tenham a idade mínima de 60 anos, se forem mulheres, e 65, homens. Além disso, o segurado não pode estar aposentado. 
Já o salário-maternidade poderá ser concedido automaticamente para as mães após o nascimento dos filhos. O sistema checará a certidão de nascimento da criança e o vínculo empregatício da mãe. Os benefícios solicitados antes do parto não serão atendidos imediatamente; serão encaminhados pelo próprio sistema para a análise.

Caso se enquadrem nos requisitos, os processos serão concluídos em até 30 minutos, após a análise do próprio sistema, que consultará automaticamente os bancos de dados disponíveis para verificar as informações.

O atendimento por telefone funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. No início da manhã e fim do dia ou início da noite, segundo o INSS, a demanda é menor e os horários podem ser aproveitados pelos segurados. A ligação é gratuita de telefone fixo ou público e tem o preço de ligação local pelo celular.

Pela internet, basta acessar o Meu INSS, pelo computador ou pelo celular. Segundo o INSS, o canal tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados.
A orientação do INSS é que todos os pedidos de aposentadoria e salário-maternidade urbanos sejam feitos prioritariamente pela internet ou por telefone.
Com Agência Brasil
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por