Palco da medalha da Inconfidência, Ouro Preto celebra 80 anos como patrimônio da humanidade

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
21/04/2018 às 13:16.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:28
 (Ana Júlia Goulart)

(Ana Júlia Goulart)

Palco da Medalha da Inconfidência, Ouro Preto celebra, em 2018, 80 anos de tombamento como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A data foi lembrada pelo prefeito da cidade Júlio Pimenta durante a tradicional cerimônia em homenagem ao mártir Tiradentes. 

“Ouro Preto é guardiã da história da Inconfidência Mineira. Local de inspiração e que encanta a todos que conhecem”, disse o gestor municipal. 

A cidade que tem 13 museus é uma das mais turísticas do Estado e recebe cerca de 500 mil turistas por ano, de acordo com a prefeitura. 

Entre os principais pontos turísticos está, justamente, o museu da Inconfidência. O espaço também celebra 80 anos de fundação em 2018 e guarda detalhes da revolta dos mineiros para com a coroa portuguesa. 

Dentro do campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), um outro cantinho especial e que poucos turistas têm acesso. Um mirante emoldurado por árvores mostra cada detalhe das serras que compõe o município. 

De lá é possível ver em um ângulo exclusivo de todo o centro histórico e das igrejas que também fazem parte da paisagem da cidade. 

“É uma cidade maravilhosa. Estou realmente encantada”, disse a advogada paulista, Ana Paula Santos, de 36 anos, ao visitar a cidade pela primeira vez.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por