Pesquisa aponta avanço de João Leite e recuo de Kalil

Tatiana Lagôa
tlagoa@hojeemdia.com.br
29/09/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:01
 (Gustavo Baxter / NITRO)

(Gustavo Baxter / NITRO)

A quatro dias das eleições, Belo Horizonte tem um contingente de 18% do eleitorado que ainda pretende votar em branco e nulo ou simplesmente nem sabe em quem apostar. Enquanto isso, na dianteira, segue o duelo entre João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS), segundo pesquisa Ibope, divulgada ontem.

No último levantamento, feito entre os dias 23 e 25 de setembro, o número de pessoas que não pretendiam dar o voto a nenhum dos 11 candidatos estava em 19%, uma diferença muito pequena.

João Leite avançou dois pontos no período, ao passar de 33% para 35% das intenções de voto. Com a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ele ficaria entre 32% e 38%.

Kalil permanece na segunda colocação com 24%, mas teve uma queda de 1 ponto frente à pesquisa anterior, quando estava com 25%. Com a margem de erro, a intenção varia de 21% para 27%.

A terceira colocação é dividida entre três candidatos com 4%: Eros Biondini, do Pros, Luís Tibé (PTdoB) e Reginaldo Lopes (PT). Délio Malheiros manteve os 3% de intenções de votos apresentados na pesquisa anterior.

Marcelo Álvaro Antônio (PR), Maria da Consolação (PSOL) e Rodrigo Pacheco (PMDB) também estão empatados com 2% de intenções de votos.
Sargento Rodrigues (PDT) e Vanessa Portugal (PSTU) ficaram com 1%.

Segundo turno
A pesquisa simulou um segundo turno entre João Leite e Alexandre Kalil. Se a eleição fosse ontem, o tucano seria o vencedor, com 45% dos votos. Levando em conta a margem de erro, o percentual varia de 42% e 48%. Já Alexandre Kalil obteve 32% das citações, variável em 29% e 35%.

Nesse cenário traçado para o segundo turno, 17% votariam em branco ou nulo e outros 6% não souberam responder. Ou seja, 23% não escolheriam nenhum dos candidatos.

Rejeição

A explicação para esse alto número está na rejeição. Alexandre Kalil é o candidato que desagrada a mais pessoas, com um percentual de 28%. João Leite vem em seguida, com 20%. Outras 19% não votariam de jeito nenhum no vice-prefeito Délio Malheiros e o mesmo percentual renega Tibé.
Eleitores que votariam em todos os candidatos representam 6% do eleitorado entrevistado. Outros 12% não souberam responder em quem não votariam em hipótese alguma.

A pesquisa reflete a opinião de 1.001 eleitores, entrevistados entre 25 e 28 de setembro. Seguindo a margem de erro, as chances de a pesquisa refletir a realidade são de 95%.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por