Petroleiros encerram paralisação na refinaria Gabriel Passos

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
01/06/2018 às 14:14.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:22
 (Enviada pelo WhatsApp)

(Enviada pelo WhatsApp)

Os petroleiros da refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, decidiram em assembleia, realizada na manhã desta sexta (1º), encerrar a paralisação iniciada na terça-feira (29), segundo o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG). A categoria tomou a decisão após a notícia de que Pedro Parente havia pedido demissão do cargo de presidente da Petrobras. A renúncia dele era uma das reivindicações da categoria. 

A paralisação teve início na terça em diversas unidades da Petrobras de todo o país, mas o movimento precisou recuar após o  Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarar a greve ilegal, por ter sido considerada de cunho político. Uma multa diária de R$ 2 milhões foi imposta na quarta (30) aos sindicatos e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) orientou os funcionários a interromper a paralisação.  O TST também autorizou que a Polícia Federal investigue os sindicatos envolvidos. 

Os trabalhadores da Regap não atenderam a orientação e continuaram parados até esta sexta. Em pauta, estavam o apoio à greve dos caminhoneiros em nome de uma redução nos preços dos combustíveis e uma mudança na condução da Petrobras. 

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindipetro/MG, a paralisação foi iniciada com um prazo de 72 horas e, por isso, já havia uma expectativa de que seria encerrada nesta sexta. Além do ato na porta da refinaria, também foi feita uma audiência pública com deputados estaduais e federais. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por