Peugeot 3008 chega com atributos e preços para brigar no segmento médio

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
23/06/2017 às 18:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:13
 (Fotos Peugeot)

(Fotos Peugeot)

PETRÓPOLIS (RJ) – A primeira geração do Peugeot 3008 chegou em 2010 e chamou atenção pelo excelente motor turbo THP 1.6 de 165 cv, desenvolvido em parceria com a BMW, um farto pacote de equipamentos, acabamento caprichado e muito espaço interno. No entanto, o modelo pecava pela falta de tempero de sua carroceria monovolume. Agora o 3008 ressurge em sintonia com o gosto geral da humanidade, nas formas de um utilitário-esportivo (SUV).

O jipinho francês foi a atração da marca no Salão de São Paulo de 2016, e acaba de chegar ao mercado por R$ 136 mil, com preço, porte e conteúdos para disputar mercado na seara dos jipinhos médios, onde o Jeep Compass reina absoluto. O novo visual deixou o 3008 mais robusto, com cara de malvado, bem ao gosto do consumidor que não abre mão de exibir vigor para se sobrepor no trânsito. 

Assim como o 3008 de 2010, o 3008 de 2017 manteve seu conjunto motor inalterado. Trata-se do mesmo THP 1.6 de 165 cv e 24,5 mkgf de torque e tração apenas nas rodas dianteiras. Mas não se pode interpretar isso como um demérito. Pelo contrário, entre os utilitários de porte médio e motorização a gasolina, o 3008 é o que oferece torque. Rivais como Kia Sportage, Honda CR-V, Hyundai ix35 e até mesmo o Compass não oferecem tanta força. 

A razão está justamente no turbocompressor, que permite maior torque com rotações mais baixas e, consequentemente, menor consumo. Todos os concorrentes citados utilizam motores com aspiração natural. Os únicos jipinhos turbinados (fora os alemães da Audi, BMW e Mercedes-Benz) são Chevrolet Tracker, o irmão 2008 e Hyundai “New” Tucson, mas só o segundo concorre no mesmo segmento.

Conteúdo e acabamento

O 3008 é um jipinho sofisticado, o carro tem excelente acabamento e arquitetura moderna, com quadro de instrumentos elevado (como no 208), mas totalmente digital, tal como o Virtual Cockpit da Audi, e uma segunda tela de oito polegadas para as funções de entretenimento e conectividade compatível com sistemas Apple Car Play e Android Auto.

Assim como seu antecessor, o espaço interno é generoso para quatro ocupantes. Dependendo de quem vai atrás, até o quinto passageiro viaja com relativo conforto no assento do meio. Já o bagageiro comporta 520 litros.Fotos Peugeot / N/A

Motor turbo garante ótima performance ao jipe do leão

Durante a apresentação do 3008, pudemos testá-lo tanto na cidade quanto na estrada, com direito a subidas de serra. Condições onde ele se mostrou extremamente valente, fazendo valer a boa fama do motor THP.

A unidade que é oferecida em praticamente toda a gama Peugeot e também da prima Citroën entrega muito torque em praticamente qualquer rotação e caixa automática de seis marchas tem respostas imediatas, o que contribui para a excelente performance do jipinho.

A ergonomia segue os moldes do C4 Picasso (com que divide plataforma), com atenção para o conforto de quem dirige, assim como dos demais ocupantes. Tanto que há massageadores para quem viaja na frente. O quadro de instrumentos elevado oferece ótima leitura, com a visão periférica, e não exige que o motorista tire os olhos da estrada. Se fosse um pouco mais barato, seria insuperávelFotos Peugeot / N/A

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