Pimentel cria secretaria de governo para fortalecer regionais

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
26/08/2016 às 21:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:34
 (Agência Minas/Divulgação)

(Agência Minas/Divulgação)

Decreto do governador Fernando Pimentel, publicado ontem no Diário Oficial do Estado, cria a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais.

A nova pasta terá como missão fortalecer os Fóruns Regionais, que são entidades que reúnem poder público e iniciativa privada para discutir entraves e soluções para o desenvolvimento econômico local.

O responsável pela secretaria será Fábio Cherem, que estava a frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede). “Sinto-me honrado com a missão que o governador Fernando Pimentel me concedeu de fortalecer os fóruns regionais por meio da secretaria extraordinária. Trabalharemos firme pela inclusão social a partir dos diálogos permanentes com a população”, destaca Cherem.

Para a efetivação do projeto dos Fóruns Regionais, o estado foi divido em 17 territórios de planejamento e desenvolvimento. Por conta da grande abrangência temática e territorial houve a decisão de criação da nova pasta.

Antes, o programa era coordenado pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). “A criação da secretaria reforça a importância dos fóruns regionais”, diz o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha. 

Prática

Até o momento, estima-se que mais de 25 mil pessoas já compareceram a eventos realizados pelos fóruns por todo o estado. Nos 17 fóruns instalados em Minas Gerais, já foram registradas 12.689 demandas. 

Os 17 territórios de desenvolvimento são: Norte, Noroeste, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitano, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.

A primeira fase do programa permitiu que cada região levantasse problemas e necessidades, além de traçar um diagnóstico territorial. Parte das informações foram utilizadas para orientar, inclusive, a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Algumas ações já foram realizadas. Dentre elas, a entrega de centenas de veículos para a saúde, educação e Polícia Militar; asfaltamento de estradas e a inauguração da 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, sediada em Varginha, com a aquisição de um helicóptero para auxiliar o atendimento aos municípios da região.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por