Pimentel diz que educação infantil será prioridade do Estado

Ana Luiza Faria - Hoje em Dia
09/08/2014 às 08:04.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:43
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

O candidato ao governo de Minas pela coligação Minas pra Você, Fernando Pimentel (PT), afirmou nessa sexta-feira (8) que uma de suas prioridades de governo será apoiar a educação infantil. O petista lembrou que as Umeis (Unidades Municipais de Educação Infantil) são um projeto iniciado em sua gestão na prefeitura. “Belo Horizonte não tinha uma rede própria de escolas infantis e nós criamos”.

De acordo com Pimentel, a educação infantil é uma obrigação constitucional do município, que recebe recursos do governo federal, mas não tem ajuda do Estado. “Nós vamos ajudar. Não só a construir, mas também a manter uma parte do custeio. Isso é fundamental, uma educação de boa qualidade”, declarou.

O petista se reuniu com professores e diretores da rede estadual para escutar as demandas da categoria. “Eles querem conversar comigo livremente, falar das preocupações que têm, fazer uma avaliação do quadro do ensino, especialmente do ensino médio em Minas Gerais, e propor ideias para serem incluídos no plano de governo”.

O professor Ibiraci Moreira, da Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, participou da reunião e afirmou que a educação do Estado está em situação complicada, o que levou a categoria a procurar o candidato do PT.

“A principal demanda é o plano de carreiras. Outra, é a melhoria da infraestrutura das escolas e também queremos que o turno noturno seja mantido”, afirmou. Segundo o professor, o Estado quer acabar com o ensino noturno, o que resulta em superlotação nas turmas diurnas e gera falta de vagas.

O professor também criticou o programa do governo de Minas “Reinventando o Ensino Médio”, que aumenta a carga horária escolar com aulas de empreendedorismo. “Além desses alunos não ganharem nenhum certificado, eles são obrigados a ficar mais tempo na escola. Isso é um problema por causa da falta de estrutura das escolas.
Alguns alunos até passam mal sem merenda”, contou.

Outro problema exposto por Ibiraci é a questão da violência dentro das instituições de ensino. De acordo com ele, para que essa situação seja resolvida é preciso “trazer a família e a comunidade para dentro das escolas”.

O encontro foi na casa da professora da rede municipal Kleiny Souza, que cedeu o espaço para o candidato do PT, situada em frente a uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), no bairro Cachoeirinha, região nordeste de Belo Horizonte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por