Plástica e conteúdos para tirar Gol do ‘Z4’

Sérgio Melo
Especial para o Auto Papo
26/03/2016 às 14:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:39
 (Divulgação)

(Divulgação)

Após 27 anos como líder do mercado nacional, a partir de 2014 as vendas do Gol começaram a despencar, até que nos últimos meses chegou à décima posição no ranking de emplacamentos, atrás do Corolla, HR-V e até mesmo do irmão Fox.

Como a marca conseguiu tal proeza? O problema não foi o que ela fez, mas sim o que não fez! Sem falar em preço, não atualizou o design, mecânica e conteúdo tecnológico do modelo, à altura do que oferecem os concorrentes e novatos.

Buscando reverter essa tendência, acaba de ser lançada a linha 2017 do Gol. Mas as alterações são tímidas e dificilmente mudarão a situação no mercado. Na verdade ele não é tão “novo” assim, apenas os para-choques, lanternas e tampa traseira são novos.

As laterais traseiras ganharam um discreto friso horizontal e os faróis, novo desenho interno com um único refletor para os fachos de luz alta e baixa. Com uma única lâmpada fazendo as duas funções, se ela pifar a consequência é pior...

Interior

Por dentro, o painel ficou mais alto e ganhou saídas de ar retangulares, fazendo parecer que o interior é mais largo e espaçoso. O sistema de som passou a contar com opção de módulo de infoteinment, que dependendo da versão pode ter comandos de voz, sistema multimídia com tela touch e espelhamento do celular, que infelizmente ainda não funciona com qualquer aparelho.

O quadro de instrumentos está mais parecido com os de modelos Premium da marca, com até quatro mostradores e tela do computador de bordo.
Será que tudo será capaz de tirar o Gol da “Zona de Rebaixamento”?

E Mais

O QUE É? Hatch compacto.

ONDE É FEITO? Produzido em São Bernardo do Campo (SP).

QUANTO CUSTA? A versão testada “Comfortline” com direção hidráulica e ar-condicionado parte de R$ 42.690. Com pintura metálica, rodas de liga leve, trio elétrico, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e, multimídia com espelhamento, Bluetooth e GPS, salta para R$ 49.710.

COMO ANDA? Motor flex 1.0 três cilindros, 12 válvulas, 82 cv e torque de 10,4 mkgf atinge máxima de 170 km/h e 0 a 100 em 15,3 segundos. Vibra ligeiramente nas arrancadas, mas assim que ganha velocidade se torna firme, silencioso e forte. A suspensão é confortável e proporciona boa estabilidade. O câmbio é extremamente suave e preciso.

COM QUEM CONCORRE? Seus concorrentes são Chevrolet Onix (R$ 39.190), Fiat Novo Palio (R$ 41.780) e Ford Ka (R$ 41.590).

COMO BEBE? Abastecido com gasolina, 9,8 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.

ESPAÇO INTERNO: Confortável para quatro adultos e uma criança, com pouco espaço para os joelhos de adultos no assento traseiro. O porta-malas com 285 l é o maior entre os concorrentes mais próximos.

SEGURANÇA: O modelo não se saiu tão bem em seu último crash test em 2010 pela LatinNCAP, recebendo 3 estrelas para a proteção de adultos e duas para crianças, das cinco disponíveis em cada modalidade.

ACABAMENTO: Embora o painel mais bonito, o revestimento interno continua pobre, sob o predomínio de plástico duro. Pintura impecável e boa montagem da carroceria e mecânica.

PONTOS POSITIVOS: Economia, visual e conectividade
PONTOS NEGATIVOS: Preço, falta cinto 3 pontos traseiro central, segurança em crash test
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por