Polícia Federal procura por quadrilha que realizava crimes cibernéticos contra bancos

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
11/05/2017 às 10:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:31

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta, em Goiânia, a Operação O Grande Irmão, com o objetivo de desarticular organização criminosa que realizava fraudes cibernéticas, causando prejuízos em  instituições financeiras, incluindo a Caixa Econômica Federal. 

Aproximadamente 60 policiais federais cumprem 21 mandados expedidos pela 5ª Vara Federal de Goiânia, sendo dez mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão temporária e dois mandados de condução coercitiva. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Goiânia, Trindade (GO), Catanduva (SP) e no Distrito Federal. 

As investigações demonstraram que o grupo criminoso inseria créditos indevidos em cartões de débito pré-pagos, que eram utilizados para centenas de saques em terminais eletrônicos e pagamentos de compras realizadas em estabelecimentos comerciais, inclusive para aquisição de um veículo de alto valor por um dos suspeitos. 

Os investigados estariam realizando ainda transferências bancárias fraudulentas para contas particulares e de empresas das quais eram sócios, além de induzirem outras pessoas a realizarem pagamentos de boletos adulterados, cujos valores eram depositados nas contas das referidas empresas. 

Até o momento, apurou-se que os suspeitos atuavam desde 2012 e teriam provocado um prejuízo de R$ 3 milhões.

O nome da operação faz alusão ao personagem do romance 1984, de George Orwell, em face da ilusória sensação de impunidade por parte dos investigados. 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por