Candidatos tentam marcar diferenças em Porto Alegre

Elder Ogliari
15/08/2012 às 19:03.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:29

Aliados tanto da presidente Dilma Rousseff quanto do governador Tarso Genro, os três candidatos com melhores índices de intenção de voto nas pesquisas eleitorais para a prefeitura de Porto Alegre procuraram estabelecer suas diferenças durante debate promovido pela Federação das Associações Empresariais (Federasul) nesta quarta-feira (15). A deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B) elogiou os dois ciclos que a cidade já viveu, de 16 anos de governo do PT (1989 a 2004) e oito anos da coligação que sustenta o prefeito José Fortunati (PDT), mas disse que "estão superados". O deputado estadual Adão Villaverde (PT) assumiu a herança dos anos petistas e prometeu sintonia com os governos estadual e federal. Fortunati, candidato à reeleição, admitiu que não disputa o voto de Tarso, mas ressaltou que mantém relações construtivas com o governador e tem conquistado investimentos federais para a cidade, como o metrô.

Como é o detentor do mandato, Fortunati foi alvo dos adversários em alguns momentos do debate. Villaverde afirmou que a cidade vem perdendo inúmeras oportunidades, supostamente por falta de projetos, num momento em que o Brasil vai bem. Manuela insistiu na tese de que a prefeitura deve ter "menos papel e mais tecnologia" para tornar sua gestão mais eficiente e a prestação de serviços mais rápida.

Como falavam para empresários, todos os concorrentes trataram de apresentar algum projeto voltado para a infraestrutura e os negócios. Fortunati lembrou que está criando um escritório de licenciamento de projetos para facilitar as liberações necessárias a novos empreendimentos. Manuela prometeu usar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para incentivar o desenvolvimento de alguns bairros da zona norte com áreas disponíveis para a instalação de empresas de tecnologia. Villaverde anunciou a intenção de construir anéis ferroviário e rodoviário em torno da cidade para desafogar o trânsito.

Pesquisa

A primeira pesquisa feita pelo Datafolha depois do início da campanha eleitoral mostrou Fortunati na liderança da corrida, com 38% das intenções de voto, seguido por Manuela, com 30% e Villaverde, com 3%, na modalidade estimulada. Também pontuaram Roberto Robaina (PSOL), com 2%, e Jocelin Azambuja (PSL), com 1%. A consulta foi feita por encomenda do Grupo RBS e publicada pelo jornal Zero Hora no dia 21 de julho. Foram ouvidos 829 eleitores nos dias 19 e 20 de julho. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE/RS sob o número RS-00040/2012.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por