Cidades mineiras têm decisão nos últimos votos

Lucca Figueiredo - Do Hoje em Dia
22/10/2012 às 11:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:26

A eleição em 20 cidades mineiras foi bastante apertada. Nelas, a diferença entre o prefeito eleito e os segundos colocado não chegou a 30 votos. A situação revela um retrato de Minas Gerais para a política, onde nas cidades pequenas cada voto pode ser decisivo.

De acordo com levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apenas dois municípios que constam na lista possuem mais de dez mil eleitores, o que permite afirmar que a disputa apertada é comum nas cidades menores.

Em duas das cidades, a diferença foi de apenas sete votos. Em Santo Antônio do Itambé, na região central, Cecir Alves Diamantino (PV) foi eleito para o primeiro mandato. Ele teve 1.267 votos (50,14% dos votos válidos) e superou João Baracho Júnior (PMDB). “Foi apertado, mas conseguimos a vitória”, afirmou o candidato que levou a melhor na disputa.

Coincidência

Em Gouveia, também na região central de Minas, Geraldo de Fátima Oliveira, conhecido como Fausto (PV), também venceu a eleição de maneira apertada. Ele conseguiu a reeleição com sete votos de frente sobre Toninho da Mercearia (PMDB). A cidade tem pouco menos de dez mil eleitores. O candidato vitorioso teve 3.723 votos, o que representa 50,05% da preferência dos que votam no município.

Questionado sobre os fatores que resultaram na vitória, Fausto justificou o resultado apertado. “O que determinou foram as obras e o que fiz nestes quatro anos. A oposição tinha dinheiro e fez uma aliança pesada, mas não conseguiu. Pela primeira vez na história da cidade um prefeito consegue a reeleição”, afirmou.

Aliviado pela vitória, ele ainda brincou com a situação. “Meu partido é o PV, que tem o número 43. Quanto é quatro mais três? A eleição foi no dia sete deste mês. A diferença tinha que ser neste número”. Apesar da afirmação, ele disse que tudo não passa de mera coincidência.

Cidades minúsculas

Na lista das cidades, em três os vencedores não obtiveram mil votos. Pedro Teixeira, Paiva e Consolação, possuem menos de dois mil eleitores e tiveram uma disputa bastante acirrada pelas prefeituras neste ano.

Por outro lado, a cidade de Ponte Nova, na Zona da Mata, foi a maior cidade em que a diferença entre os dois primeiros colocados foi apertada. O local possui mais de 40 mil eleitores. Guto Malta (PT) teve 10.537 votos, 39 a mais do que Luiz Eustáquio Linhares, o Doutor Taquinho (PSB). l
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por