Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), além de diretórios centrais dos estudantes. se reuniram, nesta segunda-feira (9), com o governador Antonio Anastasia.
 
No encontro, que ocorreu no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, e durou uma hora e meia, os estudantes pediram ao governador que o Estado inicie processo de discussão do passe livre intermunicipal para os jovens. Anastasia voltou a afirmar proposta precisa ser discutida identificando, no entanto, as fontes de financiamento. 
 
Além do passe livre, os representantes estudantis solicitaram a criação do Fundo Social do Minério, que destinaria os recursos dos royalties do setor mineral para a educação. Para essa questão, o governador explicou que é necessário autorização federal para isso e que já apresentou ao relator do novo Marco Regulatório do Minério que o estatuto federal autorize os Estados a investir os recursos na educação.