Juiz manda Google tirar do ar blog que aparenta ser de petista

Daniel Roncaglia - Folhapress
18/10/2012 às 19:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:21

SÃO PAULO - O juiz eleitoral Henrique Harris Júnior aceitou pedido liminar para que o Google tire do ar um blog que aparenta ser da campanha de Fernando Haddad, mas contém diversas críticas ao petista.

A página PropostasHaddad13 tem a mesma aparência da propaganda do PT na internet e critica seu plano de governo. O site está hospedado no publicador Blogspot, que pertence à empresa.

O juiz determinou ainda que a empresa identifique o responsável pelo blog e o provedor da página. A multa diária é de R$ 5.000 e o prazo para a retirada é de 48 horas. Para Harris Júnior, o blog tem referências negativas à candidatura de Haddad por meio de falsas propostas atribuídas a ele.

"[As mensagens] são passíveis de enquadramento, em tese, como ofensivas e sabidamente inverídicas, inclusive com o emprego de imitação das fontes, cores e símbolos utilizados na sua campanha", diz o juiz.

O mérito da representação ainda será julgado. Cabe recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. Procurada, o Google diz não comentar casos específicos. "No entanto, reafirmamos nosso compromisso com a liberdade de expressão. Os eleitores têm o direito a fazer uso da internet livremente como forma de pleno exercício da democracia, especialmente em períodos eleitorais. Ingressaremos com os recursos cabíveis quando necessário."

Haddad disputa com José Serra (PSDB) o segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por