Lacerda larga na frente e abre 14 pontos de vantagem sobre Patrus

Patrícia Scofield - Do Hoje em Dia
14/07/2012 às 16:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:33

Candidato à reeleição em Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) largou na frente da disputa, como mostra pesquisa Sensus/Hoje em Dia. No estudo "estimulado", em que o eleitor recebe uma lista com os candidatos, o atual prefeito obteve 40,3% de preferência do eleitorado.

Em segundo está Patrus Ananias (PT), com 26% das intenções de voto entre os pesquisados. Os dois praticamente polarizam a disputa, sendo citados por dois terços dos pesquisados pelo instituto.

Entre os outros candidatos, a melhor colocada é Vanessa Portugal (PSTU), que aparece em terceiro, com 3%; Maria da Consolação (PSOL) tem 1,4% e Alfredo Flister conquista 1,3%. Os candidatos Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL), têm, respectivamente, 0,9% e 0,2%. Votos brancos, indecisos e nulos somaram 26,9% na pesquisa.

 



O estudo foi feito entre os dias 7 e 9 de julho e a margem de erro é de 3,1%. Foram ouvidas mil pessoas, em entrevistas domiciliares.

Já na pesquisa espontânea, em que não é apresentada ao eleitor a lista com o nome dos candidatos, Lacerda tem 19,8% do eleitorado; Patrus, 14,8%. Os demais candidatos, juntos, somam 4,4%. Os votos brancos, os eleitores indecisos e os que pretendem anular somam 61%.

“Os dados indicam vantagem de Lacerda com relativa equiparidade eleitoral. O destaque é para a proximidade na espontânea. A vantagem não é tão significativa para um prefeito em exercício de mandato. Como ambos têm uma rejeição muito baixa, a eleição vai depender muito da campanha dos dois lados”, explica Ricardo Guedes, diretor da Sensus, que coordenou a pesquisa na capital.

Com a eleição polarizada, é grande a chance de a disputa terminar no primeiro turno. Caso o embate vá para o segundo turno, no entanto, se a eleição fosse hoje, Lacerda ganharia com 39,9% dos votos, e Patrus ficaria em segundo lugar, com 34% das intenções. Os votos em branco, nulos e os indecisos somam 26,1% do eleitorado.

O estudo do Sensus também mostrou a rejeição aos candidatos. Vanessa Portugal é a que tem o maior índice no quesito: 32,7% dos eleitores não votariam na candidata do PSTU em nenhuma hipótese. Pepê (25,8%) e Tadeu Martins (25,3%) vêm na sequência. Entre os candidatos que polarizam a eleição, Patrus é rejeitado por 25,2% dos eleitores pesquisados e Lacerda, por 23,2%.

A pesquisa foi registrada no TRE-MG com o número 00135/2012, nos termos da Resolução 23.364 do TSE.


Padrinhos transferem votos em equivalência

A pesquisa Sensus/Hoje em Dia mostra que os padrinhos políticos de Marcio Lacerda e Patrus Ananias transferem votos, praticamente, em equivalência.

No quesito ‘o único candidato em quem votariam’, os eleitores apontam a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como principais transferidores, com 15,5%. Enquanto isso, 10,2% dizem que só votariam no candidato do senador Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia (PSDB).

Quando a pergunta é ‘em qual candidato poderia votar’, a situação se inverte. Enquanto 27,3% dizem que poderiam escolher o candidato dos tucanos, 23% dizem que poderiam optar pelo nome indicado pelos petistas.

Os eleitores, no entanto, realçam a importância do candidato. No caso do indicado por Dilma e Lula, 30,5% dizem que teriam que conhecer o candidato. No caso de Aécio e Anastasia, o índice é de 29%. As diferenças estão dentro da margem de erro, de 3,1 pontos.
 


 

 Veja o vídeo com a análise política do jornalista Ricardo Corrêa

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por