O Hoje em Dia passa a contar em sua versão impressa e no seu site, a partir desta sexta-feira (5), com coluna diária de Leandro Mazzini. A 'Coluna Esplanada' estreou em dezembro de 2011, e atualmente é reproduzida no portal UOL e em 32 jornais e portais de 24 capitais, incluindo agora o Hoje em Dia, que terá exclusividade na reprodução em Minas Gerais.

Natural de Muriaé, Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Ele iniciou carreira em 1994, e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio de Notícias entre outros veículos. Em Brasília, assinou o Informe JB de 2007 a 2011. Foi colunista do JB e da Gazeta. Atuou como repórter e apresentador dos programas "Frente a Frente" e "Tribuna Independente" na REDEVIDA de Televisão entre 2009 e 2014.

Lançou em junho de 2014 a Esplanada WebTV, programa de entrevistas para plataformas digitais, direto do estúdio da Coluna em Brasília.

A 'Coluna Esplanada' é editada por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo. A 'Esplanada' foi agraciada, nesta semana, com o Troféu Raymundo Faoro, do Conselho Federal da OAB, pela qualidade de serviços no setor de comunicação.

Mazzini também é autor dos livros de crônicas "O espelho da vida" (1999) e "Corra que a política vem aí" (2010) - este com prefácios dos imortais Murilo Melo Filho e Cony.