Luiz Fux acompanha relator e condena José Dirceu

Do Portal HD*
04/10/2012 às 10:27.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:47

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, votou pela  pela condenação, por corrupção ativa, dos réus Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Rollerbach, Rogério Tolentino e Simone Vasconcelos. Fux condenou, também, Delúbio Soares seguindo o relator e o revisor e condena o ex-tesoureiro do PT por corrupção ativa.  Sobre os membros do núcleo político, Fux condenou Dirceu, Genoino e Delúbio, seguindo integralmente o relator Joaquim Barbosa. Não há a mais tênue verossimilhança de que não sabia das pessoas que ele recebia na Casa Civil, na sua agenda. A autoridade pública quando se reúne institucionalmente consulta a sua agenda. Como ocorre aqui no Supremo Tribunal Federal, quando recebemos alguém procuramos saber de que processo se trata. Assim fazem as autoridades públicas”, afirmou sobre Dirceu.

 

 "Sobre o réu José Genoino, baseado nos depoimentos que constam nos autos, nas reuniões em que participou, nos empréstimos que tomou, no aval que acolheu do tesoureiro do partido, entendo que na condição da agremiação partidária não poderia desconhecer (o esquema)"

Ele observou que cabia a este núcleo publicitário operacionalizar o repasse de dinheiro a parlamentares. "Não fosse tarefa deles não se conseguiria chegar à consumação da corrupção ativa".

O ministro afirmou ainda que, mesmo acolhendo a tese de caixa dois, apresentada pelas defesas dos políticos acusados, estaria confirmada a corrupção porque o caixa dois seria destino do dinheiro enquanto o objetivo do repasse seria a compra de apoio político. O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, observou que nesse caso não haveria nem como considerar caixa dois porque parte da origem dos recursos é desvio de dinheiro público.

 

*Com Agência Estado

(Atualizado às 19h 19)  

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por