Ministério Público investiga "Minha Casa, Minha Vida" em Goiás

Alana Rizzo
04/10/2012 às 10:27.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:48

O Ministério Público Federal em Goiás investiga suspeitas de irregularidades no Minha Casa, Minha Vida. Para os procuradores, o programa habitacional que é uma das bandeiras do governo Dilma Rousseff foi transformado em moeda de troca para candidatos a prefeito e vereador no Estado.

O Ministério Público identificou a inclusão irregular de beneficiários no cadastro do programa. Pelo menos sete inquéritos foram instaurados para apurar a prática. "Estamos investigando o direcionamento do cadastro de beneficiários. Prefeitos e gestores incluíram pessoas que não estão aptas a participar do programa, o que pode indicar favorecimento de aliados e apadrinhados", disse o procurador da República Ailton Benedito. Para os procuradores, o Minha Casa, Minha Vida exerceria o papel que, em outras campanhas, era do Bolsa Família.

A Procuradoria solicitou à Controladoria-Geral da União (CGU) uma auditoria especial em municípios goianos para fiscalizar o processo de seleção do programa. Os inquéritos também apontam a baixa qualidade nas construções e a falta de acompanhamento do programa por parte do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, responsáveis pela liberação dos recursos e execução dos projetos. Em duas cidades, as inaugurações e entregas de unidades habitacionais foram suspensas durante o período eleitoral.

Em Goiânia, o Ministério Público Estadual pediu o afastamento do secretário da Habitação, Luiz Fernando Santana, por irregularidades no Minha Casa, Minha Vida. Segundo a ação de investigação judicial eleitoral, Santana e um antecessor candidato a vereador, Paulo Borges, usaram a máquina para angariar votos. O prefeito, Paulo Garcia (PT), é candidato à reeleição.

O Ministério das Cidades e a Caixa informaram que não receberam denúncias sobre o possível uso eleitoral do programa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por