Pimentel recebe reitor da UFMG para discutir confronto entre policiais e manifestantes em protesto

Da redação*
18/11/2016 às 20:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:43

O governador Fernando Pimentel recebeu na tarde desta sexta-feira (18), no Palácio da Liberdade, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramírez, e a comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi marcada para discutir os fatos ocorridos na manhã desta sexta após enfrentamento entre policiais militares e manifestantes durante protesto no Campus Pampulha da UFMG.

Na ocasião, Pimentel reforçou a necessidade de diálogo entre as partes, para evitar que episódios como este ocorram. “O fato em si é lamentável e nós vamos apurar o que aconteceu. Precisamos criar um espaço de mediação para discutirmos isso e garantir um ambiente democrático em que todos tenham o direito de se manifestar”, afirmou.

O governador já havia emitido uma nota oficial no início da tarde lamentando o episódio e ratificando “o mais profundo respeito à liberdade de manifestação dentro dos princípios democráticos e dos ordenamentos legais, orientação que sempre pautou este governo”.

O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, também manifestou sua preocupação com o ocorrido. “Houve ferimento ao direito de manifestação que a universidade tanto preza. Somente com diálogo os conflitos podem ser resolvidos”, lamentou.  

Mais cedo, a comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa havia recebido estudantes e professores que participavam do ato. Segundo o presidente da comissão, deputado Cristiano Silveira, o governador ordenou a apuração dos fatos e reafirmou o compromisso com o direito de manifestação. “O governador demonstrou preocupação. É um defensor das manifestações e da democracia. Ele ordenou a apuração dos fatos, por meio da análise de imagens, ouvindo as pessoas, para depois tomar as medidas cabíveis. Ele foi extremamente solícito e atencioso e tem a compreensão de que esses incidentes não devem ocorrer”, afirmou.

Leia mais:
Pimentel diz que ação da Polícia Militar em confusão na UFMG será apurada
Manifestações contra PEC do teto dos gastos terminam em confronto com a polícia na UFMG

Confira o vídeo do confronto:
 

 (*Com Ascom Governo de Minas)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por