Prefeito e vice-prefeito eleitos em Córrego Fundo são cassados

Hoje em Dia
23/08/2013 às 16:54.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:16

O prefeito João Vaz (PMDB) e o vice-prefeito Luiz Arantes de Faria () eleitos em Córrego Fundo, região Oeste, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por compra de votos. Tomará posse o segundo colocado nas eleições de 2012. A decisão confirma a sentença de primeira instância.

Os condenados teriam doado dinheiro, material de construção, feito promessas de empregos na administração municipal, além de custear bebida e comida para eleitores em festa beneficente. Foi investigada também o pagamento de custas judiciais e de honorários advocatícios para eleitores.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 2012 e teve início na Justiça de Formiga, comarca a qual pertence o município de Córrego Fundo. Tanto o juiz de Formiga quanto a magistrada do TRE aceitaram o pedido do MPMG para cassar os dois políticos.

A juíza Alice de Souza do TRE afirmou na decisão que a compra de votos e outros atos ilícitos “demonstram que os candidatos gastaram muitos recursos sem controle e sem registro com o objetivo de desequilibrarem a disputa e de assegurarem a vitória, obtida por uma diferença de 204 votos.”
Nas eleições de 2012, o prefeito eleito e agora cassado obteve 1.959 votos (44,52%), enquanto o segundo colocado, conseguiu 1.755 votos (39,89%

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por