PT alega que oposição não tem votos para impeachment e conclama indecisos

Estadão Conteúdo
15/04/2016 às 15:18.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:57

Segundo partido a participar da sessão de discussão do impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (15) na Câmara, o PT argumentou que a oposição não tem a quantidade de votos necessária para aprovar o processo. Confrontados com diferentes levantamentos, deputados afirmaram que não vão desistir e conclamaram indecisos a se unirem a eles contra o impeachment.

Primeiro a discursar, o líder da sigla, Afonso Florence (PT-BA), questionou o cálculo de votos da oposição e deixou uma palavra de apoio aos parlamentares que ainda não revelaram o seu voto.

"Senhoras e senhores parlamentares indecisos publicamente, mas que já decidiram que votarão contra, se absterão ou não comparecerão para se protegerem: Vocês estão do lado certo, como a consciência brasileira está do lado certo", afirmou. Segundo ele, o PT possui uma lista com 208 deputados contra o impeachment.Leia mais:'Vamos derrotar o impeachment e encerrar de vez essa crise', diz Lula em mensagem'Não teremos menos de 200 votos na disputa no plenário', diz líder do governoPMDB traz discursos duros contra Dilma em sessão do impeachment
Impeachment é liderado por políticos acusados de corrupção, diz NY Times

Além do líder do PT, Paulo Teixeira (SP), Benedita da Silva (RJ), João Daniel (SE) e Arlindo Chinaglia (SP) discursaram durante o tempo do partido. Chinaglia dedicou seu discurso à questão jurídica e buscou confrontar a tese de que a presidente tenha desrespeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas nem todos os deputados focaram a fala na denúncia de crime de responsabilidade.

Benedita fez um discurso forte, pautado nos avanços sociais conquistados durante o governo Lula e Dilma. "Quem não precisa dos auxílios, quem não precisa do governo, pode vir para cá e chamar a presidente de incompetente. Agora você brasileiro e brasileira, que sabe o que é dificuldade, sabe o que esse governo fez por você", defendeu. Ela deixou o púlpito sob os aplausos dos colegas governistas.

Após todos da lista se manifestarem, Florence voltou ao púlpito e tornou a convidar deputados indecisos para votarem contra o impeachment. "A maioria do povo brasileiro defende a democracia e é contra o golpe. Senhor e senhora deputado que está indeciso, vote contra o impeachment no domingo", disse o parlamentar.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por