PT quebra legado do PSDB em São José dos Campos

Gerson Monteiro, especial para o Estado
07/10/2012 às 23:31.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:54

Depois de três tentativas, o candidato petista Carlinhos Almeida conquistou a prefeitura da maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, a 90 km de São Paulo. A disputa, vencida no primeiro turno com 51% dos votos válidos, quebra um legado de 16 anos do PSDB.

Para 2013, a cidade deve ter um orçamento de R$ 1,8 bilhão. São José dos Campos é a cidade mais populosa do Vale do Paraíba, com mais de 640 mil habitantes, e a quinta maior em exportação no país. O orçamento encaminhado no último mês à Câmara de Vereadores tem como maiores investimentos as áreas da Saúde e Educação - focos de Almeida nos horários políticos.

Seu principal oponente foi Alexandre Blanco, do PSDB, com 43% dos votos válidos. Blanco é enteado do ex-prefeito Emanuel Fernandes, que deixou a Secretaria de Planejamento do governo Alckmin em 2011 para cuidar da esposa que enfrenta problemas de saúde.

Nas últimas semanas, lideranças do PSDB estudavam uma ofensiva com o governador Geraldo Alckmin em visita à cidade, que acabou não acontecendo. A última vez de um governo petista na cidade foi em 1996, com Angela Guadagnin - ex-deputada conhecida pela "dança da pizza" em 2006 na Câmara dos Deputados. Candidata a reeleição, a ex-deputada não conseguiu se manter entre os 21 vereadores na Câmara para 2013.

Os outros cinco candidatos à prefeitura juntos não somaram 6% dos votos válidos. A cidade tem mais de 455 mil eleitores.

São José dos Campos abriga o maior polo tecnológico da aviação brasileira, no município estão instalados o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a sede da Embraer.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por