PT terá candidatura própria para governo do Estado em 2014

Humberto Santos - Do Hoje em Dia
02/12/2012 às 08:22.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:59
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

O PT decidiu no sábado (1º) lançar candidatura própria para o governo do Estado em 2014. Nome ainda não está definido, mas o mais provável é que o candidato seja o atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), desafiou o senador Aécio Neves (PSDB) – virtual adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições presidenciais – a aprovar no Congresso a medida provisória que diminui o preço da energia cobrada aos consumidores e reduz o faturamento das empresas de energia.

“Me parece que o senador Aécio Neves não quer a redução da conta de luz para as pessoas, nem tampouco a redução que o peso da energia tem para as indústrias. Esperamos que ele possa se somar à presidente por uma aprovação rápida desta medida. Se nós queremos reduzir o ‘custo Brasil’, uma das formas de reduzir é baixar o custo das empresas”, afirmou Falcão.

União

O presidente nacional do PT avaliou que o resultado eleitoral em Minas Gerais uniu o partido e isso será muito importante para alcançar a vitória em 2014. Quanto a escolha do candidato que vai disputar o Palácio Tiradentes na eleição para governador, Falcão repassou a tarefa para o diretório estadual.

“Os companheiros estão conversando com o Pimentel. Tudo indica que haverá consenso”, afirmou. O presidente do PT estadual, deputado federal Reginaldo Lopes, afirmou que o nome “natural” para a disputa é mesmo o de Pimentel.

Lopes espera que até 2014 as principais demandas de Minas para a presidente Dilma Rousseff – duplicação das BRs 381 e 040, metrô de Belo Horizonte, construção do Rodoanel e reforma do Anel Rodoviário – estejam encaminhadas para garantir a vitória nas urnas. “Aí, acredito que teremos todas as condições de vitória”, avalia.

Alianças

O presidente do PT estadual defende aliança com o PMDB. “Prioritariamente vamos procurar o PMDB. O PT terá candidato próprio. Se não pudermos compor com o PMDB, vamos para o palanque duplo (candidaturas do PT e PMDB isoladas) para derrotar o PSDB”, diz Lopes.

O PMDB já lançou o senador Clésio Andrade como candidato ao governo do Estado em 2014.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por