Servidores do Judiciário protestam em frente ao STF e Planalto

Ricardo Brito e Tânia Monteiro
15/08/2012 às 18:15.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:29
 (VALTER-CAMPANATO/ABR)

(VALTER-CAMPANATO/ABR)

Cerca de 300 servidores públicos do poder Judiciário realizam nesta quarta-feira (15) à tarde protesto por reajustes salariais na Praça dos Três Poderes. Na primeira manifestação pública desde o início do julgamento do mensalão, há duas semanas, os funcionários realizam um intenso buzinaço e empunham faixas em que cobram melhores salários e até um "Fora Dilma!".

Os manifestantes começaram o protesto em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), a uma distância de 30 metros do prédio, num cercado montado pela segurança do Supremo especificamente para o julgamento do mensalão. Os servidores cobram do presidente do STF, Ayres Britto, que se empenhe em conseguir o aumento dos vencimentos até o final de agosto, prazo limite para a inclusão ao Orçamento da União de propostas de reajustes salariais para categorias do funcionalismo público federal.

Os representantes da categoria pretendem entregar uma carta a cada um dos 11 ministros da Corte cobrando aumento nos salários. Eles argumentam que, desde 2006, a categoria está sem reajuste, enquanto funcionários de outros poderes receberam aumento no período. Oficialmente, os servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União estão em greve, mas a adesão ao movimento tem sido baixa.

Os servidores avançaram em direção ao Palácio do Planalto. Neste final da tarde, permanecem em frente à grade armada antes da rampa do Planalto. O trânsito em frente ao Planalto está parado porque os manifestantes tomaram as duas pistas. A Polícia Militar está no local e vários carros da Polícia de Choque chegaram para reforçar a segurança do Planalto.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por