Praga festeja os 700 anos do imperador Carlos IV, que mudou a face do país

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
14/02/2016 às 10:35.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:24
 (Czech Tourism/Divulgação)

(Czech Tourism/Divulgação)

Quem vai a Praga aos poucos começa a notar que praticamente todo lugar que visita tem alguma ligação com Carlos IV. Seu nome está por trás de obras como a Catedral de São Vito, ponto dominante da cidade (e que fica dentro dos limites do incrível Castelo de Praga), a Cidade Nova, a Ponte Carlos, a Universidade Carlos, dentre muitos outros pontos espalhados não apenas pela capital tcheca, mas por todo o país.

A República Tcheca, e Praga em especial, comemoram em 2016 os 700 do imperador Carlos IV, chamado pelos tchecos de “Pai da Pátria”.

Nascido em Praga, em14 de maio de 1316, com o nome de Wenceslau, Carlos foi coroado Rei dos Romanos em julho de 1346. Em agosto daquele mesmo ano, foi corado também Rei da Boêmia, uma das regiões da República Tcheca. Por fim, em 1355, Carlos IV foi corado Imperador do Sacro Império Romano. Faleceu em Praga mesmo, em 29 de novembro de 1378, aos 62 anos. Seus restos mortais estão sepultados na Catedral de São Vito.

Imperador popular

Até hoje, 638 anos após sua morte, a popularidade de Carlos IV entre seus conterrâneos não diminui. Basta fazer um city tour pela cidade na companhia de um guia local para constatar esse fato. Invariavelmente, ele pronunciará o nome Carlos em praticamente todas as frases que proferir.

Além de suas muitas obras em Praga, sua cidade natal, Carlos IV também deixou uma grande herança no interior do país, como o bonito castelo de Karlštejn, a poucos quilômetros de Praga, e a cidade balneária de Karlovy Vary, mais a oeste do país, um forte destino turístico da República Tcheca.

Os 700 anos de nascimento de Carlos IV devem começar com uma exposição na Casa do Sino de Pedra (U Kamenného Zvonu), na Praça da Cidade Velha. A mostra se chama “Das terras tchecas ao fim do mundo”, que mostra que, além do amor por viajar, Carlos IV não foi apenas o rei dos tchecos, mas o imperador do Sacro Império Romano.

Para valorizar a ênfase que Carlos deu à educação (era um aficionado pelo tema: escreveu várias obras didáticas, falava cinco idiomas), uma exposição acontecerá na Casa do Anel de Ouro (U Zlatého prstenu). Também haverá outra exposição sobre a vida diária dele e da nobreza em geral, no Picadero Valdstejnska, no Castelo de Praga.

Ano será de grandes comemorações

A “Primavera de Praga” se refere a um período turbulento da História, quando, de janeiro a agosto de 1968, alguns intelectuais do Partido Comunista Tcheco quiseram “desestalinizar” a então Tchecoslováquia e acabaram reprimidos duramente pelas forças soviéticas, que invadiram Praga com tropas e tanques.

Pois entre 12 de maio e 4 de junho, acontecerá uma nova Primavera de Praga. Mas, nesse caso, bem mais festiva. É que esse é o nome de um importante festival de música clássica, que acontecerá em Praga nesse período, com apresentações dos grandes nomes e orquestras mundiais.

O início do festival, 12 de maio, é a data da morte do famoso compositor tcheco Bedrich Smetana. Aliás, a República Tcheca tem outros grandes nomes da música clássica, como Dvorák e Janácek.

Se sua praia for música mais moderna, como pop, rock e eletrônica, então sua tribo vai se encontrar no festival Colours of Ostrava (de 14 a 17 de julho), na cidade de Ostrava.

Karlovy Vary sediará o Festival Internacional de Cinema, de 1 a 9 de julho, em plenas férias de verão europeu.


Viagem de aventuras

Mas se você fizer o tipo mais aventureiro, esportista, seu destino pode ser Nové Mesto, região de Vysocina, na Moravia. Mais especificamente, nas montanhas de Jizerské, onde acontecerá, de 1 a 3 de julho, o Campeonato Mundial de Mountain Bike, última seletiva da modalidade para conquistar vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto.

Na cidade de Cesky Krumlov, acontece a Festa da Rosa de Cinco Pétalas, de 17 a 19 de junho, quando a cidade volta ao tempo dos senhores feudais.

E, por fim, Kutna Hora, a antiga capital tcheca, terá a Královské stríbrnení, quando uma festa gótica transporta os visitantes 600 anos no tempo.

Site: czechtourism.com

 

Algumas sugestões de hospedagem em Praga e região:

- Em Praga, o luxuoso The Mark Luxury Hotel Prague (antigo Kempinski Prague) oferece hospedagem para lá de requintada. Site: mprague.cz.

- Se você prefere um hotel bem moderno, de design ousado, seu lugar pode ser o Buddha-Bar Hotel Prague: buddhabarhotelprague.com.

- E nos arredores de Praga, tem o exclusivo Chateau Mcely, super charmoso: chateaumcely.cz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por